Categories: Acre Notícias

PS tem enfermarias para receber pacientes com coronavírus

Published by
Leônidas Badaró

Pelo menos duas enfermarias de isolamento estão prontas para receber eventuais pacientes contaminados pelo coronavírus 2019-nCoV, no Pronto-Socorro de Rio Branco, segundo a Gerência-geral do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).


Desde que foi inaugurado pelo governador Gladson Cameli, no dia de 6 de agosto do ano passado, a unidade conta com quatro enfermarias de isolamento, sendo duas vagas para homens e duas vagas para mulheres.


No entanto, uma única enfermaria pode acomodar adequadamente até três pacientes, se for a caso.


Areski Peniche, gerente-geral do Huerb, afirma que o hospital está tomando todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para o enfrentamento de possíveis situações de contaminação.


“As equipes estão sendo capacitadas, desde o corpo administrativo ao corpo clínico, e também já adquirimos máscaras M-95 para o rosto [que protegem boca e nariz de vírus, numa proporção de até 95%]”, afirma Areski Peniche. Ele confirma que duas enfermarias já estão reservadas para atender pacientes que eventualmente contraírem o 2019-nCoV.


Segundo Mônica Nascimento, de Assistência e de Regulação de Leitos, dois médicos infectologistas vão trabalhar diretamente no tratamento dos casos, enquanto que um terceiro profissional médico cuidará da regulação de leitos, em diálogo permanente com os primeiros profissionais, especialistas.


“Nesta segunda, 3, o trabalho será também de orientação a todos os nossos profissionais, desde o Núcleo de Educação Permanente às gerências e departamentos, para que todos os nossos profissionais sejam devidamente treinados para lidar com a situação”, ressalta a gerente de Assistência e de Regulação de Leitos.


Mônica Nascimento pontua que as experiências anteriores com vírus, como o da cólera e da H1N1, por exemplo, permitiram aos profissionais do Acre acumular experiências para lidar com essas situações, facilitando o manejo de paciente e enfrentamento da doença.


O Acre não tem nenhum caso suspeito da doença. No restante do país, são 16 casos em suspeição, sendo em São Paulo (8), Ceará (1) , Santa Catarina (2), Paraná (1), e Rio Grande do Sul (4), mas nenhum confirmado até o momento.


Com informações da Agência de Notícias do Acre


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Morre o ator gaúcho Paulo César Pereio, aos 83 anos

O ator Paulo César Pereio morreu na tarde deste domingo, 12 de maio, no Rio…

12/05/2024

Morre filho recém-nascido de Nadja Haddad no Dia das Mães: ‘Pior dor’

Antonio, um dos filhos gêmeos de Nadja Haddad, morreu neste domingo (12). A apresentadora anunciou…

12/05/2024

Marechal Thaumaturgo celebra Dia das Mães com almoço e sorteio de diversos brindes

Em alusão ao Dia das Mães, a prefeitura de Marechal Thaumaturgo, por meio da Secretaria…

12/05/2024

Athletico é letal no ataque, vence Palmeiras e assume liderança no Brasileirão

Em um duelo bastante movimentado na Arena Barueri, o Athletico foi letal no ataque e…

12/05/2024

Ginástica Rítmica fatura 1º ouro de 2024 em etapa da Copa do Mundo

O conjunto brasileiro de ginástica rítmica arrematou o primeiro ouro da temporada e mais uma…

12/05/2024

Cantoras compartilham imagens de alagação no Acre como sendo no RS

As cantoras Luísa Sonza, Preta Gil e Juliette divulgaram um vídeo em que pedem a…

12/05/2024