Categories: Notícias

Acreanos que tiveram contato com chineses no Peru têm diagnóstico de coronavírus descartado

Published by
Leônidas Badaró

O Hospital do Juruá viveu momentos de preocupação nesta quarta-feira, 29, com a disseminação da informação de que uma família teria dado entrada na unidade com suspeita de coronavírus.


É que um casal, acompanhado de seus dois filhos, voltou do Peru recentemente. No país vizinho tiveram contato com chineses.


Segundo a própria família, eles foram até o Hospital do Juruá, mas nem chegaram a ser examinados. Apenas a esposa e uma filha foram medicadas para gripe, mas todo já foram liberados e já se encontram em casa.


O ac24horas conseguiu falar com a família. O pai disse que na viagem , durante o feriado, os filhos fizeram amizade com crianças chinesas, mas afirma que ninguém da família dele está com o coronavírus e que houve exagero com relação aos fatos. “Alguns sintomas são diferentes do Coronavírus mas como estivemos no Peru e tivemos contato com os chineses temos que seguir esse protocolo todo. Mas estamos bem e em casa”.


Vale lembrar que o Ministério da Saúde no Peru indicou que no país andino vizinho ao Acre, existem 4 pessoas, sendo três estrangeiros e um local, com a suspeita da infecção.


Os infectados estão internados no hospital Casimiro Ulloa, em Miraflores, um dos quarenta e três distritos que formam a Província de Lima, situada na zona costeira do Peru.


O Secretário Estadual de Saúde, Alysson Bestene, disse, por meio de uma nota, que a família não tem manifestação clínica para coronavírus e que apenas um integrante da família possui sintoma de distúrbio respiratório.


Na nota, Alysson afirma ainda que recebeu a garantia do diretor-técnico do Hospital do Juruá, Marcos Roberto Lima, que os pacientes foram submetidos ao protocolo do Ministério da Saúde para avaliação de possível contaminação de coronavírus.


Segundo o secretário de saúde, os pacientes estão em regime de vigilância domiciliar.


Leia a nota:


NOTA PÚBLICA

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, informa que a família de quatro integrantes – mãe, pai e dois filhos – moradores de Cruzeiro do Sul não tem manifestação clínica para o coronavírus 2019-nCoV.


De acordo com as informações do Hospital do Juruá, dos quatro familiares, três apresentam quadro de diarreia o que é incompatível com os sintomas do coronavírus, e apenas um tem sintoma de distúrbio respiratório.


O diretor-técnico do Hospital do Juruá, médico Marcos Roberto Lima, informou que todos foram avaliados por infectologistas e submetidos ao protocolo do Ministério da Saúde para avaliação de possível contaminação pelo 2019-nCoV. O resultado foi a não manifestação clínica do vírus em questão.


A Sesacre informa ainda que os pacientes não estão internados e sim em regime de vigilância domiciliar.


Rio Branco, AC, 29 de janeiro de 2020


Alysson Bestene


Secretário de Estado de Saúde do Acre


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Atlético-MG vence Rosario e é o 1° classificado às oitavas da Libertadores

O Atlético-MG dominou o Rosario Central, venceu os argentinos fora de casa por 1 a…

07/05/2024

Corinthians renasce no 2º tempo, bate lanterna e respira na Sul-Americana

O Corinthians foi praticamente inofensivo no primeiro tempo, mas melhorou na volta do intervalo e…

07/05/2024

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Para evitar uma possível escalada no preço arroz, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai…

07/05/2024

Claudia Raia detalha relacionamento com Jô Soares: ‘Meu primeiro grande amor’

Claudia Raia foi questionada sobre alguns dos relacionamentos que teve ao longo de sua vida…

07/05/2024

Números da série ‘Lost’ conferem prêmio da quina da Mega-Sena; entenda

Os fãs brasileiros da série "Lost", exibida entre os anos de 2004 e 2010, que…

07/05/2024

Cortando caminho

07/05/2024