O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) tem reclamado da dificuldade de sentar com o governo para discutir alguns prontos de reivindicação. Os principais são a data base e a redução do pedágio para efeito de aposentadoria.
A presidente da entidade, Rosana Nascimento, publicou nas redes sociais nesta segunda-feira, 27, o que seria mais um “chá de cadeira” do secretário de educação Mauro Sérgio.
“Tinham combinado uma reunião de manhã e cancelaram. Marcaram para a tarde, cheguei lá e cancelaram mais uma vez. Estamos aguardando um retorno, amanhã vamos ligar novamente em busca de realizar essa conversa para fazer a defesa dos interesses da categoria”, afirma Rosana.
A estratégia do Sinteac é aproveitar o curso de formação de todos os professores, que acontece de 3 a 7 de fevereiro, e convencer os educadores a não iniciarem o ano letivo 2020, marcado para o dia 10 de fevereiro.
“Nós vamos está conversando com os professores para que não comecem o ano letivo. Em grupos de whatsapp e nas redes sociais percebemos que os professores estão dispostos a não darem início às aulas, mas é uma decisão que cabe a maioria dos educadores”, destaca Nascimento.