Menu

Acre tem situação crítica por tratar apenas 18,78% do esgoto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O percentual do esgoto tratado em relação à água consumida no Acre é de 18,78%. O índice é inferior ao do Rio de Janeiro, onde apenas 31,33% do esgoto gerado é tratado. A falta de tratamento de esgoto é apontada como o principal fator da crise no abastecimento de água que afeta a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Um levantamento da ABCON – associação das concessões privadas de saneamento -, com base nos números do SNIS 2019 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), revela que, além do Acre, mais seis estados estão abaixo da linha de 20% de esgoto tratado: Alagoas, Maranhão, Piauí, Amapá, Pará e Rondônia.

Anúncio

Estados com menos de 20% de tratamento de esgoto:

Acre – 18,78%

Alagoas – 16,18%

Amapá – 14,8%

Maranhão – 13,45%

Pará – 8,02%

Piauí – 13,79%

Rondônia – 9,55%

Índice de esgoto tratado referido à água consumida. Fonte: SNIS 2018 (divulgado em dezembro de 2019)

Novo marco legal vai acelerar investimentos no setor – Para a ABCON, a aprovação do novo marco legal para o saneamento, que está em discussão no Senado (PL 4162/19), será fundamental para acelerar os investimentos no setor e ampliar a cobertura de tratamento de esgoto.

“O Brasil precisa de R$ 30 bilhões por ano para universalizar os serviços de água e esgoto, mas só investimos, na média, pouco mais de R$ 10 bilhões. É esse o nó que o novo marco do saneamento deverá desatar”, comenta o diretor executivo da ABCON, Percy Soares Neto.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.