Menu

Uma discussão do sexo dos anjos 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O comando do sistema de segurança foi infeliz ao debitar ao Judiciário o atravancamento das ações no combate ao crime organizado; ao citar que, 200 pedidos de prisões estão parados nas varas judiciárias, denúncia feita pelo secretário de Segurança em exercício, Coronel Ricardo Brandão.  A Associação dos Magistrados rebateu com uma nota dura apontando para a ineficiência do setor de segurança, citando que mais de três mil mandados expedidos estão nas mãos da polícia e não foram cumpridos. São pedidos de prisões preventivas, temporárias e por condenações criminais, com os denunciados permanecendo nas ruas. O que menos a população precisa neste momento é de uma briga de sexo dos anjos para ver quem é mais ou menos culpados pelo faroeste em que se transformou Rio Branco. Antes da primeira acusação era para o Executivo e o Judiciário terem sentado, junto com o Ministério Público, para juntos buscarem caminhos para solucionar as pendências apontadas por ambos. Enquanto brigam, a população continua de noite trancada em casa com medo de sair. Está é uma briga que interessa unicamente às organizações criminosas que aterrorizam a cidade neste início de ano. Até porque os que estão envolvidos nesta briga possuem aparato policial para lhes proteger. E neste fogo cruzado entre Executivo e Judiciário, se encontra uma população desarmada e indefesa. 


PRECISA SER APURADA


O que não pode ficar de fora desta discussão é a adoção de uma apuração rigorosa para saber de quem é a responsabilidade pela facilidade da fuga de 30 presos perigosos. O FOC virou uma peneira. Tem que se saber também é se na fuga tiveram a ajuda interna de agentes penais.


ACABAR ESTA BRIGA


Alguém do governo também tem de acabar esta briga tosca interna dentro do IAPEN.


O JUDICIÁRIO NÃO FAZ LEI


A Audiência de Custódia é uma merda fedida criada pelo CNJ, que colabora para a impunidade. Deveria ser para quem é primário, mas beneficia tudo que é bandido perigoso. A Lei de Abuso de Autoridade é outra merda fedida, porque favorece a preservação da imagem do bandido e tolhe os juízes. O Estatuto do Menor é outra merda fedida, porque beneficia bandidos com 16 anos e vários crimes nas costas. Mas para que a verdade prevaleça, não são os juízes que fazem as leis; estes são obrigados a cumprir, mas os políticos, cuja responsabilidade está ficando fora do debate. A nossa bancada federal tem que ser chamada para este debate.


HORA DO CHAMAMENTO


É  hora do governador Gladson Cameli  acabar com a terceirização do poder na Segurança Pública do Estado, assumir ele o comando das ações, chamar Judiciário, MP, bancada federal e buscar uma nova estratégia de combate ao crime. E isso não pode ficar para amanhã. A hora é de unidade das ações, de apaziguamento, e de se buscar um norte mais eficaz contra o crime.


CIDADE COM MEDO


Na noite de segunda-feira dei uma volta na cidade e parecia estar andando numa cidade fantasma, vazia. Restaurantes, bares, lanchonetes, com raros clientes. Está todo mundo com medo. E ainda temos que assistir a briga de troca de responsabilidades entre Executivo e Judiciário.


QUEM SOLTOU?


Este rapaz que matou ontem o padrasto à facada no Calafate é o mesmo acusado de matar a mulher da mesma forma no fim do ano passado. Por qual razão foi solto pela justiça? 


SEM MORAL PARA CRITICAR


Para aqueles que passaram os últimos oito anos entronizados em cargos de confiança, fazendo a defesa política do governo passado, se arvorando em crítico da política de segurança atual, falta legitimidade à crítica: um dos piores setores da gestão passada foi a Segurança.


OPOSIÇÃO AMADORA


A oposição ao governador Gladson não vai conseguir lhe desgastar com notícias falsas de que estaria com sérios problemas físicos e psicológicos e iria se afastar do governo. É muito amadorismo! Primeiro por não ser verdade, e mostra que, por falta de um ato de corrupção no governo para denunciar, se busca fake news. Até para fazer oposição tem que se ter inteligência, para não cair no descrédito. O oposição se faz apenas no campo das idéias.


OLHO DA EXPERIÊNCIA


Esta fofoca – não há outro termo para se denominar – também chegou no meu e-mail, mas a experiência me fez ver de cara que não tinha sentido,  boato, até porque não havia autoria


DIFERENÇA BRUTAL


A secretária Silvânia Pinheiro disse ontem ao BLOG que, todos os que fizeram a publicação responderão na justiça em ações a serem impetradas pelo Gabinete Civil e pelo próprio Gladson. Há uma diferença brutal entre liberdade de expressão e ataques de cunho pessoal.


TUDO NO LIMITE DA LEI


Um governo não é para ser paparicado – isso fica para os bajuladores – mas para ser cobrado, criticado, denunciado, tantas vezes quantas forem necessárias. Você tem que atacar os erros, as omissões da instituição, mas quando se passa ao ataque pessoal se ultrapassa o limite legal. 


MUITA COISA A SER ARRUMADA


O Gladson Cameli compôs mal o seu governo no campo político. Conheço muitos que foram seus algozes na campanha, em cargos de confiança em todas as secretarias. E muitos que estiveram ao seu lado chupando o dedo. E não vejo uma voz dos new camelistas na sua defasa.


ERROU NA CORRELAÇÃO DE FORÇAS


O Gladson Cameli errou também na correlação das forças políticas dentro do seu governo. Há partidos com partes generosas da administração e outros mal aquinhoados, tudo isso cria um caldo de cultura de insatisfação interna. E o que se vê são secretários fiéis a quem os indicou.


BÔNUS SEM ÔNUS 


Outra faceta negativa no primeiro ano de governo Gladson Cameli foi a falta de um articulador político com experiência parlamentar na sua equipe e com espaço para resolver entraves políticos. Isso se reflete na ALEAC. Todos da base do governo têm um monte de cargos na administração estadual, mas querem só o bônus. Raros são os que rebatem a oposição.


CAMINHO ESCOLHIDO


Mas o caminho controverso foi escolhido por ele e a colheita é de sua inteira responsabilidade.


ATÉ QUE ENFIM


Até que enfim vai sair a ampliação do Hospital João Câncio, em Sena Madureira, obra que somente é possível graças à emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Alan Rick (DEM). Aliás, emenda que foi boicotada no governo passado e apenas viabilizada no atual.


ESPAÇO INDÍGENA


Festivais e outras atividades indígenas vão ter apoio de recursos por parte da secretaria do Meio Ambiente. O secretário Israel Milani esteve reunido com lideranças das etnias para discutir a parceria. Ficou acordado também que a SEMA vai pagar bolsas para agentes agroflorestais indígenas, além de fornecer insumos às comunidades. Isso quebra o discurso que os indígenas não seriam olhados neste governo, como foi divulgado por adversários.


APOSTANDO NO IMPONDERÁVEL


Enquanto o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, avança com várias frentes de obras pela cidade, a oposição continua apostando que não vai lhe enfrentar na eleição, porque acha que será mantida a sua cassação. É um indicativo de que o considera um candidato forte.


DEPOIS DE FEVEREIRO


Tudo o que acontecer agora no campo político vai ficar num redemoinho, os fatos que vão definir as alianças para a disputa da prefeitura de Rio Branco só deverão ser decisivos depois do carnaval, que se encerra no fim de fevereiro. Até lá o que deve ocorrer é muita conversa.


PESQUISAS REAIS


As pesquisas mais próximas da realidade também só devem acontecer após este período. Uma pesquisa agora neste início de ano é prematura. A população ainda não conhece os nomes dos candidatos. Servirá apenas para fazer um balizamento dos nomes que já são conhecidos.


FECHADO EM COPAS


Após a prefeita Socorro Neri dizer que será candidata os dirigentes petistas se fecharam em copas, ninguém quer falar a respeito, mas internamente discutem nome para disputar a PMRB.


NÃO, NO MOMENTO


O deputado Daniel Zen (PT), prefeiturável, me disse ontem que não fala agora sobre o assunto.


FRASE DO DIA


“O povo quer honestidade na política, mas as pessoas não sabem ser honestas com o próximo. A política é o reflexo do seu povo” Rafael Nascimento.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.