Há quase um século, a Tentamen é um dos endereços mais charmosos da capital acreana e parte da história viva de Rio Branco.
Fundada em abril de 1924, é considerado primeiro clube de Rio Branco e foi durante muitos anos frequentada pela elite acreana em seus inúmeros inesquecíveis bailes de formatura, recepção de autoridades que chegaram ao Acre e claro, os grandes carnavais.
Mesmo tendo toda essa relevância histórica, o espaço não foi bem cuidado ao longo dos anos, o que provocou seu fechamento.
Atualmente, o espaço precisa de uma ampla reforma para que possa ser novamente usado ou para que as novas gerações possam conhecer um local tão importante para a cultura do estado.
Um passo importante foi dado nesta quarta-feira, 15, com o tombamento da Tentamen como patrimônio histórico e cultural do Acre.
O decreto foi publicado no Diário Oficial e assinado pelo governador Gladson Cameli, O tombamento é provisório e determina que a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) acompanhe o processo de tombamento definitivo do bem, situado no 2º Distrito de Rio Branco.
Além do reconhecimento, o que a sociedade realmente espera é completa revitalização do espaço, inclusive que possa de alguma forma contar sua história tão importante para a cultura acreana.