Categories: Destaque 7 Notícias

Mais de 800 acreanos ganharam a Carteira do Idoso em 2019

Por
Edmilson Ferreira

Os idosos do Acre podem viajar de forma gratuita ou com 50% de desconto no valor das passagens interestaduais de ônibus, trens ou barcos. Para isso, basta terem a carteira do idoso, que é um instrumento de comprovação de renda para que as pessoas com mais de 60 anos e que recebam até dois salários mínimos possam usufruir desse direito.


Muita gente já possui a carteirinha. “No Acre, foram emitidas 818 carteiras do idoso em 2019”, informou ao ac24horas o Ministério da Cidadania em comunicado na tarde desta quarta-feira (15).


Garantido pelo artigo 40 do Estatuto do Idoso, o benefício tem a finalidade de dar mais autonomia aos usuários, possibilitando o seu deslocamento para outras cidades em todo o Brasil.


A apresentação da carteira não é obrigatória para a compra da passagem. Se o idoso tiver um documento que comprove a sua idade acima de 60 anos, ou uma carteira profissional ou o documento do INSS, ele pode ir ao guichê e solicitar a sua passagem gratuita. Agora, se ele não tem como comprovar a sua renda, a carteira do idoso servirá como comprovante.


O processo para adquirir a passagem é fácil. Basta ir até o guichê da empresa de transporte e solicitar o bilhete de viagem com até três horas antes do início da viagem e solicitar a passagem. São reservadas duas vagas gratuitas por veículo. Caso já estejam ocupadas, é garantido o desconto de 50% no valor da passagem.


Para solicitar a carteira do idoso, é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS), o número de credenciamento no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. Caso a idosa ou o idoso ainda não possua o NIS, é possível fazê-lo em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caso o idoso já tenha o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão da assistência social do município ou no próprio Cras.


É preciso ter atenção para as datas, pois a carteira do idoso só poderá ser solicitada 90 dias após a data de credenciamento ou a partir da atualização de dados no Cadastro Único. A carteira leva até 120 dias para ficar pronta. Caso o idoso tenha urgência em viajar, poderá ser fornecida uma declaração provisória que tem a mesma função da carteirinha.


Atualmente, há mais de 1,3 milhão de carteiras válidas em todo o Brasil. Os estados com o maior número de carteiras ativas são a Bahia, com 569 mil; seguida por Minas Gerais, com 494 mil; e São Paulo, com 458 mil. Ao todo, já foram emitidas mais de quatro milhões de carteiras.


Share
Por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

  • Acre
  • Tv ac24horas

Do isolamento à superação: Flavinha encontra no ciclismo a força para recomeçar

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, trouxe nesta quinta-feira, 19, a história da ciclista de…

19/12/2024
  • Cotidiano

Projeto aproxima alunos da rede básica estadual ao Instituto Federal do Acre

O projeto de Extensão Caminhando para o Futuro, idealizado pelo Grupo de Pesquisa NUPEGInTec (Núcleo…

19/12/2024
  • Acre

Juiz decreta segredo de justiça em processo de filho que matou a mãe

O juiz Robson Ribeiro Aleixo, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco,…

19/12/2024
  • Juruá

Catedral Nossa Senhora da Glória terá mutirão de confissões e missa neste fim de ano

Em preparação para o Natal e Ano Novo, tem início nesta quinta-feira, 19, na Catedral…

19/12/2024
  • Acre 01

Criminosos fazem ataque e executam detento monitorado a tiros no bairro Cidade Nova

Um ataque a tiros na noite desta quarta-feira, 18, resultou na morte de Kslley Matheus…

19/12/2024
  • Destaque 3

Máquinas do Deracre trabalham em área de marido de prefeita de Tarauacá, denuncia vereador

Tarauacá vive mais uma confusão política e uma séria denúncia. O vereador eleito pelo PCdoB,…

19/12/2024