Menu

Vazante do Rio Acre chega e leva alívio a moradores de Brasileia e Epitaciolândia

DCIM100MEDIADJI_0174.JPG
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


A demora foi de três dias para que a vazante registrada em Assis Brasil chegasse às vizinhas Brasiléia e Epitaciolândia, na noite desta quarta-feira, 8, levando alívio aos moradores dos bairros que já começavam a ser desalojados pelas águas do Rio Acre.

Publicidade

De acordo com os dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do Rio Acre na fronteira atingiu os 11,65 metros às 12h30 desta quarta-feira, superando a cota de transbordamento – 11,40m – em 25 centímetros.


O pico da cheia fez com que áreas no centro de Brasiléia e os bairros José Braúna, Eldorado (acesso pela rua Olegário França), Samaúma I, São João e 28 de Maio fossem atingidas. Vinte famílias foram levados para casa de parentes e amigos.


Em Epitaciolândia, o bairro Ayrton Senna teve algumas ruas invadidas pelas águas, fazendo com que a equipe da prefeitura realizasse a retirada de um número não divulgado de famílias.



Em Xapuri, a vazante ainda não deu sinal. O Rio Acre amanheceu com 12,07 na sede do município, 33 centímetros abaixo da cota de alerta, que é de 12,50 metros, e 1,23 metro abaixo da cota de transbordamento, que é de 13,40 metros.


Em Assis Brasil, que tem um acúmulo de chuvas de 9,8 milímetros nas últimas 24 horas, o rio chegou ao nível de 3,76 metros na manhã desta quinta-feira, 9, com vasão de 32,7 m³/s, segundo dados da Agência Nacional de Águas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido