As chuvas devem voltar nesta quarta-feira (8) ao Acre após serem pouco registradas desde o último domingo. De acordo com o estudioso do clima Davi Friale, as chuvas pararam no Acre porque um centro de alta pressão atmosférica, com baixa umidade do ar, formou-se a oeste de Portugal. Os ventos gerados por esta alta pressão entraram pelo norte da América do Sul, mais precisamente pela Venezuela, Guiana e Suriname, e atravessaram Roraima, norte, oeste e sul do Amazonas e todo o Acre, principalmente o Vale do Juruá.
“O tempo quente e seco predominou a partir de segunda-feira, inclusive, na maior parte do Amazonas e da região de selva do Peru, com ventos intensos soprando da direção noroeste, como, também, foi previsto e anunciado por nós. Nesta terça-feira (7), o dia foi bastante seco e ensolarado no Acre, no Amazonas e na região de selva do Peru, mas continuava chovendo forte em áreas de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás e da Bolívia”, disse Friale.
No entanto, diz Friale, foi a formação de um centro de baixa pressão atmosférica na Argentina que facilitou a incursão deste ar seco, vindo, com ventos intensos, das proximidades do arquipélago português dos Açores. “As chuvas, no Acre e regiões vizinhas, começarão a retornar a partir desta quarta-feira, mas apenas com pancadas rápidas no leste e no sul acreano. A intensidade das chuvas aumenta um pouco no fim desta semana”, prevê o climatologista.
Entretanto, já na próxima semana, a formação de dois sistemas atmosféricos, a Alta da Bolívia (AB), desta vez sobre o estado de São Paulo, e o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), aproximadamente sobre o norte do Ceará, dará início a um novo ciclo de chuvas intensas na região.
O governador Gladson Cameli, naquele jeitão de avaliações genéricas de sua gestão, pediu mais agilidade…
Com o anúncio feito pelo partido NOVO, de que a ex-deputada federal Mara Rocha vai…
Apesar do adiamento da Cantata de Natal, o governador Gladson Cameli (PP) liderou a cerimônia…
A forte chuva que atinge Rio Branco neste domingo, 15, causou atraso na solenidade de…
Ezaquiel Neto dos Santos, de 22 anos, foi alvo de uma tentativa de homicídio após…
Adonis Ricardo Nunes Rocha, de 30 anos, foi agredido a golpes de ripas após ser…