Nesta quarta-feira, 8, o Rio Acre ultrapassou os 12 metros em Xapuri, mas a Coordenação Municipal de Defesa Civil diz que a situação é tranquila em razão de o nível do manancial em Assis Brasil estar em 4,11 metros, vazante que deve chegar a Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri nas próximas horas.
A relativa tranquilidade em Xapuri se dá também em razão de a cota de transbordamento na cidade ser de 13,40 metros, o que faz com que o rio ainda esteja longe de atingir as partes mais baixas. Mesmo assim, as coordenações da Defesa Civil do estado e do município estão de prontidão.
A prefeitura já tem definido o plano de contingência para a possibilidade de enchente, assim como os detalhes referentes à necessidade de definição de abrigos. O 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros também se mantém em atenção constante para o caso de o nível do rio continuar subindo.
Em 2015, o Rio Acre se elevou acima dos 18 metros submetendo as cidades acreanas por onde passa a uma enchente completamente fora dos padrões conhecidos que deixou um rastro de destruição, desabrigando milhares de pessoas desde o Peru até o Amazonas.
Em Xapuri, a enchente de 2015 atingiu 40% do perímetro urbano. Cartões postais da cidade como a Casa de Chico Mende e a igreja de São Sebastião foram fortemente atingidos. Ainda hoje, há pessoas vivendo por conta do aluguel social no município depois de terem perdidos suas casas.
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),…
O atual presidente e candidato à reeleição, Rodrigo Aiache, pela chapa “União para Seguir Avançando”,…
A morte de Flaviano Melo, um dos principais líderes políticos do Acre, trouxe mudanças imediatas…
O Clube de Regatas do Flamengo confirmou ao consulado oficial do Flamengo no Acre, Acreflanáticos,…
O prefeito Tião Bocalom (PL) usou suas redes sociais nesta sexta-feira, 22, para anunciar a…
Em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde masculina e prevenção ao…