Nos últimos meses, quase que diariamente é noticiado um caso de incêndio no Acre, seja no interior ou na capital.
Na maioria das vezes são incêndios em casas e prédios comerciais. Os fatores são os mais variados possíveis, desde incêndios criminosos, até esquecimento com algo ligado no fogão.
Mas é possível evitar um incêndio? O Corpo de Bombeiros do Acre diz que sim. Até porque a maior causa de acidentes é perfeitamente evitável.
Dos 289 incêndios em casas, prédios residenciais e prédios comerciais registrados apenas na capital acreana no ano passado, a principal causa é a fiação elétrica.
“As nossas estatísticas apontam que a principal causa é a fiação. Orientamos que seja feita revisão da fiação de um prédio ou uma casa e que de preferência ela seja trocada completamente a cada 5 anos”, afirma Cláudio Falcão, major do Corpo de Bombeiros.
Falcão explica que a sobrecarga é uma das principais causas de incêndio. “Muita gente ao construir sua casa tem pouquíssimos aparelhos eletrônicos. Muitas vezes tem um ventilador, uma geladeira e uma televisão. O tempo passa, essa família começa a adquirir outros bens e quando se percebe já tem casa dois ar condicionado, televisão em cada quarta, freezer, chuveiro elétrico, tudo isso na mesma fiação. Como não fez o que chamamos de redimensionamento, os incêndios acabam acontecendo” diz.
O Bombeiro dá mais uma dica para evitar acidentes. Quase todo mundo tem o hábito de ligar vários aparelhos em uma única tomada. Essa prática é altamente perigosa, alerta Falcão. “Essa gambiarra de ligar vários aparelhos em uma única tomada é altamente perigosa. “Isso gera uma sobrecarga e acaba ocorrendo um incêndio”.
Outra preocupação determinante para evitar acidentes é a escolha do material que vai usar na fiação. “Tem gente que instala um microondas por exemplo com um fio de 2 milímetros, que é mais barato. Ocorre que esse fio é indicado apenas para lâmpada. Ele não suporta a pressão, acaba derretendo e também provoca um incêndio”, diz Major Falcão.
Por último, o experiente bombeiro diz que há outros fatores, além da parte elétrica. “A última dica na parte elétrica é instalar uma caixa de distribuição dentro de casa. Com disjuntores com amperagem menor, qualquer curto circuito vai desligar a rede. Agora, evidentemente, que nos deparamos com outras situações que é provocada pela falta de atenção. As principais são esquecer panela ao fogo e vazamento de gás”.
Outra dica essencial para garantir sua segurança é sempre contratar profissionais capacitados e com experiência na área de eletricidade.
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…
A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…