Menu

Acre paga o salário de delegado que é prefeito de cidade do interior de Minas Gerais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Provavelmente você nunca ouviu falar na cidade de Moema. Ela existe e está localizada no interior de Minas Gerais. É uma cidadezinha de pouco mais de 7 mil habitantes, distante cerca de 180 quilômetros da capital Belo Horizonte e que, segundo o IBGE, em 2017 pouco mais de 14% da população total tinha uma ocupação.

Apesar dos milhares de quilômetros que os separam, o estado do Acre e a cidade de Moema tem algo em comum. É dos cofres do governo acreano que sai todos os meses o salário do prefeito da cidade mineira.

Anúncio

Achou estranho? o ac24horas explica.

É que nas últimas eleições para prefeito, a população de Moema elegeu Julvan Rezende Araújo Lacerda com mais de 71% dos votos válidos.

Ocorre que Julvan é delegado da Polícia Civil do Acre, aprovado em concurso público.

Por mais que a situação do imposto pago pelos acreanos ir parar no bolso de um prefeito do interior mineiro soe esquisita, não há nada de ilegal.

A legislação permite. O Artigo 38 da Constituição Brasileira diz o seguinte: “Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:
II – investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;”

Foi o que fez Julvan, já que como delegado de polícia civil do Acre, segundo o portal da transparência, o prefeito recebeu líquido em novembro mais de R$ 10,5 mil reais, mais que o salário de prefeito de sua cidade.

Para que a Polícia Civil conte com o reforço de Julvan em uma delegacia no estado é torcer para que o prefeito não concorra e vença a reeleição.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.