Menu

Rio Branco celebra aniversário de 137 anos neste sábado (28)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rio Branco antecipou as comemorações de aniversário nessa sexta-feira, dia 27. Mas a celebração pelos 137 anos de criação da cidade é datada neste dia 28 de dezembro. A prefeitura da cidade realizou uma cicleata pelas ruas da capital acreana como programação da festa. Para participar, o interessado deveria doar um quilo de alimento não perecível, que será entregue para famílias carentes.


Com pouco mais de 400 mil habitantes, conforme dados atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de ter se afirmado a data de 28 de dezembro de 1882 como criação da cidade – quando Neutel Maia ancorou às margens do Rio Acre e fundou o seringal ‘Volta da Empreza’, que se transformaria em área comercial dando origem à cidade, ainda possuem outras versões para data de criação, que apontam as datas 13 de junho de 1909 e ainda 7 de setembro de 1904.

Publicidade

O nome Rio Branco é uma homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão de Rio Branco, advogado e diplomata que esteve no tratado de Petrópoles, num acordo entre o Brasil e a Bolívia, que anexou o território do Acre ao país. Conforme relatado pelo Portal da Amazônia, historiadores contam que a economia da cidade começou a se desenvolver com mais evidência a partir de sua criação, em 1882, quando Neutel Maia fundou a Casa NEMAIA & Cia e começou a negociar o gado boliviano com os seringais da região, dando movimentação ao comércio de Volta da Empreza.


Alguns famosos da TV brasileira e da política nacional são nascidos em Rio Branco, como a escritora de novelas da TV Globo, Glória Perez, o músico João Donato, que é um dos fundadores da Bossa Nova e os políticos Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e o saudoso Enéas Carneiro, que ficou conhecido pelo jargão: “Meu nome é Enéas”.


Conhecida como “Cidade Verde”, Rio Branco possui diversos parques e atrativos relacionados à floresta amazônica, tanto na zona urbana quanto na zona rural.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido