Conecte-se agora

Professores de Marechal Thaumaturgo estão com salários atrasados desde novembro

Publicado

em

O vereador Atilon Pinheiro (PSD) denunciou ao ac24horas que a prefeitura de Marechal Thaumaturgo pagou os professores provisórios pela última vez no dia 10 de outubro. Os meses de novembro e dezembro ainda não foram quitados.

De acordo com ele há um caso em que uma professora provisória foi dar à luz em Cruzeiro do Sul e não tem como retornar à Thaumaturgo, por falta de dinheiro. ” O marido dela, que também é provisório, não tem como trazer a esposa e o filho pra casa “, conta ele afirmando que a prefeitura vai bancar festa de réveillon com show da Banda Batida Louca, que custou cerca de R$ 60 mil aos cofres públicos.

O piso inicial de nível superior em Marechal Thaumaturgo é 1.791, mas segundo Atilon, mesmo de nível superior, um professor provisório só recebe R$ 1.300 .

O prefeito Izac Pianko diz que vai pagar os meses de novembro e dezembro no dia 7 de janeiro de 2020 e que a ” folha dos provisório é mínima, mas o recurso que veio não foi suficiente”.

De ex aliados a adversário

O vereador Atilon já foi aliado político de Pianko, tendo sido inclusive seu lider na Câmara Municipal. Segundo Atilon , a gestão não foi como ele imaginava e se tornou adversário de Izac Pianko.

Só que em julho deste ano Pianko anunciou a troca do MDB pelo PSD de Petecão e Atilon está de malas prontas para ir pro partido da deputada estadual Maria Antônia do PROS. ” Eu disse pro senador Petecão que ele entrava pela porta e eu saia pela janela, como farei em março “.

Izac diz que é vítima de perseguição política por parte de Atilon ” que fica procurando confusão mas deveria era ir trabalhar na escola onde ele é lotado como serviços gerais . Mas quem está trabalhando por ele lá é a esposa dele. Deveria então abrir mão desse salário dele já que recebe como vereador “, conclui Pianko.

Na rede

Porto Walter começa a pagar salário de servidores nesta quarta-feira; veja o calendário

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter inicia nesta quarta-feira, 22, o pagamento do  salário relativo ao mês de setembro dos servidores municipais. O pagamento prossegue quinta, 23 e sexta, 24, quando receberão todos os servidores  efetivos, provisórios e  comissionados.

O prefeito Cézar Andrade destaca que mesmo se tratando do cumprimento  das obrigações constitucionais, a antecipação é possível graças ao esforço da gestão para cumprir seus compromissos.

“Pagamento antes do final do mês significa cumprir a nossa obrigação de gestor, tendo respeito pelos servidores, zelando pelo funcionamento da máquina pública e tendo preocupação com a economia do município, que fica aquecida”, enfatiza.

Veja o calendário

Dia 22/08

Sec.  de Assistência Social;

Sec. de Meio-Ambiente;

Gab. do Vice-Prefeito;

Sec. de administração;

Sec. de Planejamento;

Sec. de Agricultura;

Sec. de Finanças;

Gab. do Prefeito;

Conselho Tutelar;

Procuradoria;

Sec. de Obras.

Dia 23/08

Sec. de Educação: Professores Efetivos;

Sec. de Educação: Apoio Efetivos;

Professores Temporários.

Dia 24/08

Agentes de Endemias;

Técnicos em Enfermagem;

Agentes Comunitários de Saúde;

Sec.de Saúde – Efetivos;

Sec. de Saúde – Comissionados;

Servidores da equipe COVID-19.

Continuar lendo

Na rede

Cidades do Juruá são alvo de operação da Polícia Federal contra o tráfico

Publicado

em

A Polícia Federal de Cruzeiro do Sul deflagrou nesta quarta-feira, 22, a Operação Seabra com objetivo de  desarticular organização criminosa que atua no tráfico de drogas em  Cruzeiro,  Mâncio Lima e Tarauacá.

Foram cumpridos 16 mandados judiciais da 2 ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, sendo 9 de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva, na cidade de Mâncio Lima, com aproximadamente 35 policiais.

A  investigação é  realizada em parceria com as polícias Civil e  Militar. Os mandados foram cumpridos a fim de encontrar mais indícios da participação dos envolvidos nas condutas descritas nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06 (tráfico de drogas).

Seabra (da operação) era o nome antigo de Tarauacá, fundada em 1907.

Continuar lendo

Na rede

Tiroteio acaba com um baleado na cabeça e outro foragido em Mâncio Lima

Publicado

em

Um tiroteio entre a Polícia Militar e criminosos no Ramal do Pentecoste, situado em Mâncio Lima, acabou com Jhonatas Silva Rocha, de 18 anos, baleado na cabeça. Outros dois comparsas também foram presos e um terceiro conseguiu fugir pelo matagal. O caso aconteceu no final da manhã desta terça-feira (21).

Segundo o comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, coronel Evandro Bezerra, a motocicleta que o trio mantinha havia sido roubada do Bairro Aeroporto Velho. “A moto foi  roubada no estacionamento do Hospital do Juruá, dias atrás”, citou o militar.

Jhonatas Silva chegou ao Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul consciente e se comunicando. As buscas seguem pelo fugitivo, identificado como Babá.

Coronel Evandro Bezerra cita que Jhonatas se feriu enquanto tentava fugir de moto e que a perícia vai apurar se o tiro que o atingiu partiu da arma dos policiais.

Segundo ele, a guarnição PM do Posto Rodoviário Igarapé Preto foi verificar denúncia de ataques de roubo e furto na Comunidade Alto Pentecostes, se deparando  com três criminosos, sendo dois deles em  uma motocicleta. Ele conta que os mesmos  tentaram fugir e atiraram contra os policiais, que revidaram.

“Os policiais revidaram a  injusta agressão. Os dois criminosos caíram da motocicleta, onde um ficou ferido com um corte na cabeça, sem aparente risco, sendo presos. O terceiro agente se evadiu pela mata. Foi solicitado o  Samu e perícia para os procedimentos cabíveis. Na ação foram presos três criminosos – entre eles o receptador dos produtos de crime e recuperados uma motocicleta, roçadeira e peças de fios, produtos de delitos. O ferimento na cabeça pode ter sido do disparo, mas também pode ser queda. Só a aguardar a perícia”, relata.

Continuar lendo

Na rede

Mâncio Lima tem chuva de granizo na zona rural e urbana

Publicado

em

Caiu chuva de granizo no município de Mâncio Lima no final da tarde dessa segunda-feira (20), na cidade mais ocidental do Acre.  As pedras de gelo foram vistas nas zonas urbana e rural e vários vídeos circulam nas redes sociais.

Nos Bairros São Domingos e  Iracema, as pedras de gelo foram recolhidas do chão por moradores.  “Olha aí, não é mentira não”, disse uma mulher ao mostrar as pedras de gelo nas mãos. No Ramal do Generoso, as pessoas também  filmaram o granizo caindo.

Ainda não há informações sobre danos causados pelas pedras de gelo na cidade ou na zona rural, onde há plantações de café e outros produtos  agrícolas.

Granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical chamadas de cumulonimbus. Estas nuvens são chamadas em Meteorologia de “nuvens frias”, pois uma porção delas tem temperatura abaixo de zero e é aí que o granizo se desenvolve dentro da nuvem. Essas pedras são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro.

Veja os vídeos:

video
Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas