Categories: Destaque 6 Notícias Política

Preso pelo governo de Evo Morales, ex-governador do Pando Leopoldo retorna a Cobija

Published by
Da redação ac24horas

De volta ao lar, Cobija -a capital do Departamento do Pando, na Bolívia, Leopoldo Fernandez só está finalmente livre após a renúncia e imediata fuga de Evo Morales do País. O governo de Evo implodiu após denúncias de manobras que o favoreceram nas eleições presidenciais da Bolívia mas demorou pelo menos três semanas para que o ex-governador pandino, Leopoldo Fernandez, saísse da prisão em La Paz.


Vários dos adversários de Evo que estavam encarcerados foram libertos. Se vivo estivesse, Roger Molina também poderia voltar à Cobija. O ex-senador teve de fugir para o Brasil apoiado pelo senador Sergio Petecão após ser ameaçado pelo regime de Morales mas morreu em acidente no interior de Goiás.


No Pando, uma convocatória do movimento Coluna de Integração, da qual Fernandez é considerado líder, lotou ruas de Cobija nesta segunda-feira (23) para receber o “amigo Leo”. Mais de dez anos se sucederam desde que foi levado para La Paz, acusado de conspiração.


Ainda nesta segunda-feira Fernandez estará no Palácio da Justiça para responder por três outros processos, os quais não devem devolvê-lo ao cárcere. No aeroporto, ele se disse impressionado com a recepção. “Nunca pensei isso”, disse em meio à multidão.


Em seguida, “Leo” discursa no Clube Social de Cobija para velhos correligionários e simpatizantes das comunidades de Puerto Rico, Gonzalo Moreno, El Censa, Porvenir, Bellaflor, Filadelfia e Bolpebra.


Em 2008, o anúncia da prisão de Fernandez foi feito pelo então ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, em rede de TV. Segundo ele, a determinação do governo boliviano era uma resposta pelo fato de Fernández “ter violado a Constituição e por ter gerado a sangrenta matança de camponeses em Pando”.


Quintana acusou também o governador de chefiar grupos “paramilitares e mafiosos” no enfrentamento ao estado de sítio decretado pelo presidente Evo Morales. A fronteira do Acre foi o lugar dos enfrentamentos ocorridos naquele ano que deixaram 14 mortos.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024