Iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social de Xapuri (Cras), o Coral Chico Mendes, formado por crianças e adolescentes de famílias assistidas por programas sociais no município, teve este ano uma extensa jornada de apresentações em escolas municipais e estaduais, apresentando canções natalinas e levando uma mensagem de amor e de solidariedade.
Na última sexta-feira, 20, o coral que é composto de crianças e adolescentes de idade entre 7 e 17, se apresentou no Sarau da Igreja de São Sebastião, com um grande público presente. As apresentações do Coral Chico Mendes ocorrem desde o ano de 2017, quando a ação foi inserida entre as diversas atividades desenvolvidas pelo Cras de Xapuri.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social do município, Daniela Daniel, o Cras atende em Xapuri cerca de 350 crianças e adolescentes com ações de prevenção a situações de vulnerabilidade e risco social. O coral, segundo ela, é apenas uma das atividades desenvolvidas pela equipe do serviço de proteção social.
“O coral se apresenta, desde 2017, no período natalino, em escolas, praças e demais instituições. Esse ano, as apresentações ocorreram nas escolas da cidade e na igreja de São Sebastião. A recepção pelas pessoas foi muito boa e a crianças também gostam muito, pois a música é um meio pelo qual trabalhamos com a quebra da timidez de algumas crianças e melhoramos a capacidade delas se comunicarem com se relacionarem socialmente”, disse.
A equipe do Cras de Xapuri é composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais. O Centro é considerado como a porta de entrada da assistência social. É voltado prioritariamente para áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
Serviços ofertados
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Público Atendido
Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Subiu para 41 o número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta,…
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…
Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…
Na tarde deste sábado (21), a cidade de Sena Madureira foi palco da primeira edição…
O lutador acreano Thomas Bryan, da academia Chute Boxe Acre, brilhou neste final de semana…