Menu

Conselheiros do CNMP conhecem boas práticas do Ministério Público

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu esta semana a visita do membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Sílvio Amorim e do ouvidor nacional do MP, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

Ambos vieram ao Acre conhecer as boas práticas de atuação, a política de atendimento ao público e o trabalho de combate à corrupção e enfrentamento ao crime organizado desenvolvido pelo MP acreano.

Anúncio

Conduzidos pela procuradora-geral, Kátia Rejane de Araújo de Rodrigues, e promotores e procuradores de Justiça, eles visitaram a Ouvidoria-Geral, o Centro de Memória, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), o Gabinete de Segurança Institucional, o Núcleo de Apoio Técnico (NAT), e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, falou da satisfação de receber os membros do Conselho Nacional do Ministério Público no Acre e compartilhou os principais resultados de sua gestão nas áreas de tecnologia, inovação, finanças e administração.

“Foi uma honra receber os conselheiros do CNMP e poder compartilhar um pouco do nosso trabalho. Apresentamos avanços, e falamos de novos desafios e de parcerias”, disse.

Kátia Rejane explicou que com os investimentos feitos na área de governança e tecnologia a instituição chegou a alcançar um índice de resolutividade de 98% de suas ações entre os anos de 2017 e 2019.

“São projetos que estavam previstos no nosso Mapa Estratégico, alinhados a gestão de resultados, com base em eficiência e eficácia, que têm dado agilidade na execução de serviços, padronizado processos administrativos, gerado economia e transparência a administração”, disse a procuradora-geral.

Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, procurador acreano empossado há menos de dois meses como membro do CNMP, foi eleito ouvidor nacional e atua ainda como presidente interino da Comissão de Preservação da Autonomia do MP (CAPMP) e do Comitê do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do MP (Coplame).

Executando o projeto Ouvidoria Itinerante, pelo qual vai visitar as ouvidorias das unidades do MP, ele se colocou à disposição e falou da importância da consolidação de uma rede de ouvidorias, possibilitando o estreitamento e troca de informações.

“Quero colocar a Ouvidoria Nacional à disposição de todos no que precisarem. Trabalhando todos em conjunto, a gente consegue estabelecer essa rede nacional, que é um projeto estruturante do CNMP que já existe há alguns anos, e a gente está priorizando para estruturar, para que todas as ouvidorias possam conversar”, afirmou.

Fico extremamente feliz com o que aqui vi, e mais ainda de poder atestar que o MPAC continua sendo esta instituição exemplar, admirável e respeitável. Agora também tenho a honra de ser a voz rouca dessa instituição no plenário do Conselho Nacional, afirmou Albuquerque.

Para o conselheiro Sílvio Amorim, que preside a Comissão de Enfrentamento à Corrupção (CEC) e Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF), a qualidade dos projetos desenvolvidos pelo MPAC deve ser replicada em outras unidades ministeriais do Brasil.

“Ao longo desses dois dias pudemos conhecer ações inovadoras e boas práticas desenvolvidas no MPAC que temos a intenção de replicar em outros estados da federação. Só temos a agradecer a acolhida de toda e equipe e enaltecer o trabalho que vem sendo tão bem conduzido pela procuradora-geral Kátia Rejane, com resultados extraordinários apresentados à população do Acre e que servem de exemplo para outros Ministérios Públicos do nosso País”, disse Sílvio Amorim.

Andréia Oliveira – Agência de Notícias do MPAC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.