O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS), foto, chegou ao poder em cima de tratativas que contemplou todas as correntes partidárias na composição da mesa diretora. E chega ao final deste período legislativo sem desgaste e mantendo a confiança que recebeu quando da sua eleição. Enfrentou todas as crises que envolveram os debates entre os deputados da oposição e a base do governo de forma serena, abrindo sempre o diálogo, mesmo nos momentos de maior radicalização. Foi firme quando teve que manter a ordem na casa e a integridade dos parlamentares, como no caso da votação da PEC da Previdência. Também agiu certo quando mediou a retirada de pauta do projeto que criava o Instituto da Saúde, que queriam votar sem um debate claro acerca do seu objetivo. Nunca interferiu para impedir o contraditório. E vai Sedimentando o seu caminho para um novo mandato. Sobre a ALEAC, não foi um marasmo, pelo contrário, foi um palco de bons debates, neste ano que se encerra.
FICOU TARDE PARA UNIR
O ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, um dos principais dirigentes do MDB, disse ontem ao BLOG DO CRICA de que, da forma com o governador vem conduzindo a parte política de sua administração, os seus aliados vão chegar ao fim da eleição de 2020 rompidos.
EM COMPLETA DESUNIÃO
Não é aceitável que o governador ponha o PSDB debaixo do braço em detrimento de outros aliados, quando todos colaboraram na sua eleição, assinala. Na sua visão, o governador colabora com a desunião do seu campo político ao chegar em Cruzeiro do Sul e dizer que, apoiará a reeleição do prefeito Ilderlei Cordeiro, seu adversário. Assim como o Vice Rocha, quando vai à Sena Madureira atacar o prefeito Mazinho (MDB). Quero deixar bem claro que não preciso de cargo no governo, advertiu magoado e preocupado com a unidade da aliança que levou o governador ao Palácio Rio Branco, o ex-prefeito em sua crítica.
O QUE PENSO
Sinceramente, acho que agregar todos os aliados do campo político do governador em uma candidatura única a prefeitos nos municípios, virou missão impossível. Faltou ao governador habilidade no início de entender não estar mais em campanha e ter de agir como magistrado.
NÃO PODE AGIR NA EMOÇÃO
O governador está agindo no emocional. E assim não pode ser. Na capital, por exemplo, no momento em que anunciar apoio a um dos candidatos à PMRB do seu arco de aliança, vai entrar em confronto com os demais. É inevitável. E vai transformar aliados em adversários.
SITUAÇÃO COMPLICADA
Não é cômoda juridicamente a situação do deputado Josa da Farmácia (PODEMOS), com a iniciativa do Procurador do MPE, pedindo TSE a confirmação da cassação do seu mandato, já decretada pelo TRE-AC. Ele acusado de abuso do poder econômico na sua eleição.
SUPLENTE NÃO ASSUME
Caso seja confirmada a cassação do deputado Josa da Farmácia (PODEMOS) pelo TSE, e também a tese de que os seus votos sejam anulados, o suplente André da Farmácia (PRB), da coligação PODEMOS-PROS-PRB não assumirá, porque a legenda partidária cairá, serão 6.400 votos a serem subtraídos e a coligação não terá número para manter três deputados.
UMA OBSERVAÇÃO
Anotem: outros deputados estaduais poderão perder os seus mandatos. Detalhes em breve.
CORAJOSA E BOMBÁSTICA
A entrevista que eu e o colega Astério Moreira fizemos no programa “Boa Conversa”, no ac24horas, com a Juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, sobre o que está havendo no campo da segurança, seus desfechos, erros, num Raio-X da violência, foi real e bombástica. Vai ao ar neste domingo. Por tudo que foi revelado, está imperdível. Vai dar muita repercussão.
OBSERVAÇÃO PONDERADA
O senador Márcio Bittar (MDB) está correto ao fazer a observação ponderada de que a continuidade da briga entre o governador e o senador Sérgio Petecão (PSD) será não só prejudicial na opinião pública a ambos, mas principalmente prejudicial à governabilidade.
INÊS É MORTA
Márcio Bittar defende de que o campo político do governador deveria ter, por exemplo, apenas um candidato a prefeito da capital, mas pelo espatifado feito, agora Inês é Morta.
BEM AVANÇADA
Nada fechado, mas se pode dizer que caminha avançada a possibilidade de uma aliança política entre o senador Sérgio Petecão (PSD) e a prefeita Socorro Neri (PSB), para estarem no mesmo palanque, na eleição de 2020. Ontem, ambos voltaram a ter uma conversa.
JULGAMENTO IMPORTANTE
Voltará à pauta para julgamento na próxima terça-feira, no TRE-AC, o processo sobre a cassação do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro. É saber se o colegiado vai aceitar a tese da validade das provas terem sido colhidas com gravação sem a autorização judicial.
EM NENHUM MOMENTO
Nem no momento da negociação para a compra de votos de um candidato a vereador, nem no ato de flagrante do pagamento, o então candidato a prefeito Ilderlei Coreiro estava presente.
ÚNICO OBJETIVO
Sem a militância aguerrida que era a sua marca, o PCdoB, basicamente, só tem uma meta na eleição do próximo ano, a formação de uma chapa própria de candidatos a vereador que possa manter na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Eduardo Farias (PCdoB).
SERIA QUEBRAR A TRADIÇÃO
Á medida que vamos entrando no ano eleitoral fica mais patente o indício de que, o PT terá candidato a prefeito de Rio Branco. A orientação da direção nacional deverá ser no sentido do PT ter candidatos a prefeito nas capitais, além de que, não ter candidato quebraria a tradição.
ZECA COSTURANDO
O deputado José Bestene (PROGRESSISTAS) tem sido ativo na costura de uma aliança que possa unir seu partido, o PSD e o MDB, já conversou com dirigentes destas duas siglas. Não passa pela cabeça do Zeca, que os PROGRESSISTAS sejam aliados dos tucanos em 2020.
PREVISÕES DO PAI PANELADA
O ativista comunitário, o conhecido e respeitado “Panelada”, fez uma postagem com previsões, das quais pincei esta: “Os astros estão mostrando uma enxurrada de falsas lideranças de bairros e um magote de crentes barrelas sendo candidatos a vereador”.
UMA VERGONHA
R$ 500 milhões foram retirados da pasta da Saúde para engordar o Fundo Eleitoral de R$ 3,8 bilhões, que serão usados pelos partidos políticos para financiar as campanhas dos seus candidatos. É uma vergonha! Depois, a classe política quer ser respeitada pela população.
ENCOLHERAM O PT
Em Feijó e Tarauacá, municípios decisivos pra a eleição em dois mandatos do ex-governador Tião Viana, o PT encolheu. Perdeu duas das suas mais fortes lideranças nos dois nichos. O ex-prefeito de Feijó, Francimar Fernandes, e o ex-prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno.
O BURACO É MAIS EMBAIXO
Quando se está no poder, tudo ou quase tudo se pode na política, mas fora do poder se pode quase nada. O PT ficou restrito ao seu grupo ideológico, os aliados querem distância dos seus líderes. Na verdade, a FPA nunca foi ideológica, foi mantida à custa de cargos públicos.
LAVA-JATO EM ALTA
Foi uma lapada na cara dos que ficam praguejando contra a Lava-Jato, dos que embarcaram numa campanha para desmoralizar o Juiz Sérgio Moro, está última pesquisa do Data-Folha, que apontou que 81% dos pesquisados apóiam a operação e querem a sua continuidade.
MUDANDO A PROSA
Como choram e se revoltam, os adversários do presidente Jair Bolsonaro! A eleição acabou; quem perdeu, só em 2022 para tentar voltar ao poder, não existe o terceiro turno eleitoral.
SITUAÇÃO INVERTIDA
Ano passado, nesta época, o funcionalismo público era um mar de lamentações pelo não recebimento do 13º salário. Neste no, no novo governo, os servidores entrarão no Natal e Ano Novo com o salário de dezembro e o 13º, quitados. O PT apostou tudo que isso não ocorreria.
PL DA MENSTRUAÇÃO
O deputado Chico Viga está cuspindo fogo contra os seus colegas da base do governo. Motivo: não colocaram em votação o seu projeto para distribuir absorventes na rede pública estadual, a chamada PL da Menstruação.
NÃO VAI MUDAR NADA
A CPI da Energia se encerrou sem nada prático para baixar o preço da conta de luz. Apenas um relatório que aponta irregularidades da ENERGISA contra os consumidores. E ficou nisso. Fizeram um carnaval para a sua instalação. Sempre disse que nada mudaria. Acertei!
FRASE DO DIA
“Elimine da sua vida o hábito de reclamar. É a gratidão que vai transformar a sua vida!” Psicólogo Wilson Pereira.
O árbitro Josué França, que apitará o jogo entre o sub-20 do Flamengo contra o…
10 jogadores da Escolinha Oficial do Flamengo em Rio Branco conhecerão o time sub-20 carioca…
Uma chuva começou por volta das 14h deste domingo (24) em Rio Branco, poucas horas…
Os portões de acesso para torcedores no estádio Arena da Floresta abriram pontualmente às 14h,…
Mônica Martelli e Tatá Wenerck não seguraram a emoção ao lembrar de Paulo Gustavo. As…
O Governo do Acre divulgou neste domingo, 24, uma lista dos itens que serão proibidos…