Conecte-se agora

Brasília tem os melhores colocados na Olimpíada de Matemática de 2019

Publicado

em

O estado Ceará é o primeiro lugar da região nordestina

Diferentemente dos anos anteriores da aplicação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em que os estudantes com melhor desempenho se concentraram entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil, a edição de 2019 destacou a capital federal entre os melhores ensinos da disciplina em todo país. 

De acordo com o resultado do exame, divulgado no site oficial da OBMEP, os primeiros colocados com medalha de ouro são de Brasília – sendo os três primeiros alunos oriundos de Colégio Militar. Representando o Nordeste, em quarto lugar, logo após o trio Brasiliense, está o Ceará. 

Natural da cidade de Cocal dos Alves (Piauí), o estudante do 7º ano do ensino fundamental, Iago de Brito Vieira, 12 anos, participou a olimpíada pela segunda vez. Em sua primeira participação, ainda no 6º ano, foi premiado com a medalha de prata e, desta vez, terá direito a medalha de ouro, estando entre os trinta melhores colocados do país. 

Emocionado, Iago conta a sensação de ser medalhista por dois anos consecutivos: “Fiquei muito feliz e ainda mais animado do que o ano passado”, afirma, falando sobre a preparação para edição de 2019. Iago está entre os 15 alunos nordestinos dentre os cinquenta alunos premiados com a medalha de ouro. Além do Piauí, aparecem no ranking os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Alagoas.

 “Eu estudo em uma escola de tempo integral que me ajudou bastante. Durante o ano eu respondi questões de provas anteriores, contei com o apoio dos professores, participei de aulas intensivas às terças e quintas-feiras à noite e também aos sábados”, explica o estudante que obteve 94% de acertos na prova.

Aplicada pela primeira vez no ano de 2005, com o intuito de incentivar o estudo das ciências exatas na educação básica do país, a OBMEP foi criada tendo como principais pilares: a promoção do estudo da matemática, melhoria das condições educacionais na educação básica, além da qualificação dos professores que atuam diretamente na educação da rede pública de ensino do país. A avaliação é desenvolvida, principalmente, por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

 

Anúncios

Destaque 2

Há três dias, Pronto Socorro de Rio Branco tem 100% de leitos de UTI ocupados

Publicado

em

No Into, taxa de ocupação é de 98% nos leitos de UTI

O Boletim Informativo da Assistência à Saúde do Estado do Acre desta segunda-feira, 8, que mostra a evolução diária da ocupação de leitos de Covid-19 nos hospitais de referência, indica que há três dias seguidos o Hospital Geral de Clínicas de Rio Branco (Pronto Socorro) tem 100% de seus 30 leitos de UTI ocupados.

Nos últimos 7 dias, a taxa de ocupação de leitos de UTI no PS foi de 88,7% no dia 2 de março, se manteve no mesmo patamar no dia 3, caiu para 83,3% no dia 4, foi a 90% no dia 5, e chegou a 100% no dia 6, se mantendo nesse nível até esta segunda-feira, dia 8, quando também os 10 leitos clínicos atingiram 100% de lotação.

No Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-Ac), a taxa de ocupação foi de 98% no dia 2 de março, caiu para 90% no dia 4 e voltou a 98% nesta segunda-feira, dia 8. O hospital de campanha do Into tem 156 pacientes internados, dos quais 118 têm teste positivo para o novo coronavírus.

No Hospital Regional do Juruá, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é 88,5%, de acordo com o boletim. Nos leitos clínicos, a taxa é de 63,5%. No Hospital Regional do Alto Acre não há leitos de UTI. Dos 20 leitos de enfermaria, 7 estão ocupados, uma taxa de 35%, de acordo com os dados divulgados.

Em todo o estado, os hospitais públicos e privados informaram nesta segunda-feira um total de 427 pacientes internados, dos quais 357 estão com o teste positivo para Covid-19. Do total de pessoas hospitalizadas, 122 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 305 em leitos de enfermarias (clínicos, obstétricos ou pediátricos).

Nos hospitais da Rede SUS de todos os municípios do estado foram informadas nesta segunda-feira, 8 de março, 346 internações de pacientes com quadro clínico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Já nos hospitais e clínicas da rede privada foram informados 81 pacientes internados na mesma data.

O monitoramento de internações por SRAG é realizado diariamente pela Diretoria de Regulação da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do levantamento de dados primários em hospitais da rede pública e privada em todas as regionais.

Nesta segunda-feira, o Acre registrou 368 novos casos positivos do novo coronavírus e atingiu o total 60.656 infectados desde o começo da pandemia. Mais 3 mortes foram registradas nas últimas 24 horas, elevando o número oficial de óbitos por Covid-19 para 1.066 em todo o estado.

Continuar lendo

Extra Total

Morte e choro tomam conta do Into enquanto pessoas não usam máscaras em caminhada no Ipê

Publicado

em

O Acre vem enfrentando um dos piores momentos da pandemia de Covid-19, desde que os primeiros casos da doença foram confirmados no estado. Embora os decretos governamentais e orientações de autoridades da saúde sejam diariamente repercutidos pela mídia e o governo local, uma significativa parcela dos rio-branquenses insistem em ignorar as recomendações sanitárias que evitam a proliferação do vírus.

Prova disso são as cenas que o ac24horas gravou nesta segunda-feira, dia 9 de março, nas redondezas do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), onde foi montado o principal hospital de campanha de combate e tratamento contra o novo coronavírus. Enquanto centenas de pacientes lutam pela vida no interior do hospital, outros desobedecem uma das regras principais no combate ao vírus: o uso de máscara e a não aglomeração.

A poucos metros de pessoas que perdem familiares diariamente para a doença, outras desdenham dos decretos e não fazem questão de quebrar a corrente de contaminação do vírus, que pede apenas obediência aos decretos.

Nessa segunda-feira, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) registrou mais 368 casos de infecção por coronavírus. O número de infectados saltou para 60.656. Com mais 3 notificações de óbitos, o Acre chegou a 1.066 óbitos em decorrência do vírus.

Até o momento, o Acre registra 164.027 notificações de contaminação pela doença, sendo que 103.024 casos foram descartados e 347 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 51.647 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 357 pessoas seguem internadas.

Assista ao vídeo:

video

 

Continuar lendo

Cotidiano

Reconstituição do acidente que matou Maicline Costa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Depois de dois anos e dois meses, finalmente a perícia da Polícia Civil do Acre vai realizar na manhã desta terça-feira, 9, a perícia do acidente que matou a jovem Maicline Borges em um acidente de Jet Ski às margens do Rio Acre.

A simulação da tragédia só vai ocorrer porque o desembargador da Vara Criminal, Pedro Ranzi, atendeu a um pedido liminar do Ministério Público, já que a defesa do médico Eduardo Veloso, que pode ser acusado de homicídio doloso ao término do inquérito, havia conseguido suspender a reconstituição alegando que o evento iria causar aglomeração em tempo de pandemia. Veloso e o empresário Otávio Costa, que estavam com Maicline no dia de sua morte, podem, de acordo como resultado da perícia e fechamento das investigações, enfrentarem o Tribunal do Júri.

A reconstituição começa às 8 horas da manhã. A decisão da justiça se baseou no fato de que um novo adiamento fizesse com que o inquérito se arrastasse ainda por mais tempo e pela necessidade de fazer a simulação com o Rio Acre com um grande volume de água, simulando as mesmas condições do acidente, ocorrido em janeiro de 2019, também em época de cheia do rio.

Continuar lendo

Cotidiano

Polícia fecha “boca de fumo”, prende 6 traficantes no Segundo Distrito

Publicado

em

Uma ação dos Policiais Militares do Choque e Rotam do Batalhão de Operações Especiais (Bope), resultou na prisão de seis pessoas pelo crime de tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira (8). As prisões e apreensões aconteceram em uma distribuidora e uma casa localizada na rua Maria de Lourdes, no bairro Triângulo, Segundo Distrito de Rio Branco.

As guarnições estavam fazendo um patrulhamento de rotina na região quando receberam uma denuncia anônima de que uma distribuidora de bebidas estava sendo usada para o tráfico de drogas. Os policiais se deslocaram até o local, fizeram um cerco e encontraram os seis criminosos. Foi feito uma revista na distribuidora e em uma casa localizada no mesmo terreno, e os policiais encontraram 74 trouxinhas cocaína, 2 balanças de precisão, 2 sacos pequeno de cocaína (380 gramas), celulares, material para embalar a droga, 1 liquidificador e uma quantia R$ 5.545,00 reais oriundo das vendas dos entorpecentes.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão os criminosos foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas