Menu

Máquinas de Raio-X e eletrocardiograma na Fundhacre estão quebradas e faltam remédios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Familiares de pacientes ameaçam ir ao Ministério Público nesta terça-feira, 10, para tentar resolver situação


A atual situação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, não é das melhores. É o que dizem os familiares de 10 de pacientes que estão internados na unidade. Nesta segunda-feira, 9, um dos médicos chegou ao ponto de colocar “as cartas na mesa” para os familiares. Segundo o profissional da saúde, as equipes estão trabalhando com o que podem.

Publicidade

“A máquina de Raio-X está quebrada, não tem gasômetro (essencial para paciente entubado) e o aparelho de eletrocardiograma também está quebrado. Além disso, faltam antibióticos”. Quem relatou essas deficiências na UTI da Fundhacre foi um dos médicos. “Estão trabalhando de maneira limitada, com o que tem, e isso está prejudicando o atendimento. Inclusive hoje morreu um paciente, a falta de tudo isso pode ter contribuído para a morte”, alerta o filho de um dos pacientes.


Tayguara Felipe Mesquita é advogado e filho do jornalista acreano Nailor George Pires, que está internado na UTI da Fundação Hospitalar há duas semanas. Segundo ele, seu pai precisa tomar três tipos de antibióticos, “mas dos três, só tem dois. E o que falta é de fundamental importância para ele [seu pai], que é para combater uma forte infecção”, explica.


 


Diante de tantas deficiências, as famílias dos pacientes irão se reunir na manhã desta terça-feira, dia 10, e procurar a direção da Fundhacre novamente. “Se não  tivermos um posicionamento positivo, vamos ao Ministério Público do Estado do Acre”, afirma Tayguara Felipe, que se disponibilizou para representar as famílias junto ao órgão.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido