Categories: Destaque 6 Notícias

Candidata de concurso diz que IBFC não garantiu bancar despesas para ela refazer a prova em Cruzeiro

Published by
Sandra Assunção

A candidata Evelyane Xavier, que mora em Rio Branco,  e fez a prova para o cargo de Gestor Público do concurso da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, e teve a prova remarcada para o próximo domingo, 15, teme não ter como retornar para refazer o teste, que foi anulado pela prefeitura depois de ter constatado um erro.


Segundo ela, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC, responsável pelo certame ainda não lhe deu garantias de arcar com todas as despesas para deslocamento, estadia e alimentação para refazer a prova. “O secretario de Planejamento, Manoel Orleilson, afirmou que o IBFC, arcaria com gastos de deslocamento e estadia para aqueles candidatos que não residiam naquele município, porém, ao entrar em contato via telefone, no dia 03 com a referida banca fui informada que isso não seria verdade, sendo solicitada a mim que enviasse um e-mail dizendo o que eu gostaria e seria analisado caso a caso para poder repassar uma posição. No dia 05 entrei em contato via e-mail e não obtive respostas”, cita ela.


O secretário de Planejamento da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Manoel Orleilson, disse que desde o dia 2, o Instituto iniciou os contatos com os candidatos que terão o direito de voltar à Cruzeiro do Sul com as despesas pagas. Ele afirma que dos quase 50 candidatos que moram fora de Cruzeiro do Sul, essa foi a única que reclamou. “Essa candidata deve retomar o contato com o Instituto. O que sabemos é que está tudo sendo feito da forma correta. As provas serão domingo na escola Dom Henrique Ruth. Todos os candidatos já receberam a confirmação do local da prova e horário”, cita.


Dos 16.600 candidatos do Concurso Público da prefeitura de Cruzeiro do Sul, 446, que concorrem cargo de Gestor Público, terão que refazer a prova no dia 15 de dezembro.


Desse total, 47 moram fora de Cruzeiro do Sul e são das cidades de Rio Branco, Roraima e Rondônia. É desses candidatos que o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação IBFC, vai bancar as despesas de transporte, estadia dos candidatos que deverão retornar à Cruzeiro para a nova prova.


O erro cometido no dia do Concurso, em 1° de dezembro, foi que os candidatos, que concorrem ao cargo de Gestor Público, que é de nível superior, fizeram provas de português, história e geografia, de nível médio. A prefeitura então anulou as provas especificamente deste cargo.


Share
Published by
Sandra Assunção

Recent Posts

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024

Pastor no Pôdicast: “meu desejo é que o PSOL tenha candidatura própria à Prefeitura”

Líder religioso da igreja Comunidade GADE e possível candidato à Prefeitura de Rio Branco nas…

02/05/2024

Marina Silva propõe exceção fiscal para gastos com eventos climáticos

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, propôs uma excepcionalidade fiscal…

02/05/2024

‘Mais caro que Taylor’: valor do ingresso de Bruno Mars no Brasil chega a R$ 1,2 mil

A gente pediu, e o Bruninho está de volta ao Brasil! Após sucesso no The…

02/05/2024

Dólar cai para R$ 5,11 com alívio externo e decisão da agência Moody’s

Embalado pelo cenário internacional e pela melhoria da perspectiva da nota de crédito do Brasil,…

02/05/2024