A importância de uma política com visão de longo prazo foi debatida na noite desta quinta-feira (05) pelo deputado estadual e pré candidato a prefeito de Rio Branco Roberto Duarte (MDB) e Moisés Diniz, ex-deputado federal e atualmente Secretário Municipal de Educação de Rio Branco, com mediação de Rodrigo Pires, no Painel 2º, do evento Acre 2050.
O evento teve como tema: “Rio Branco do futuro: como pensar uma Rio Branco inteligente e economicamente viável?”.
O deputado estadual Roberto Duarte e pré candidato a prefeito de Rio Branco pelo (MDB) disse que Rio Branco tem muito o que avançar na questão da tecnologia e da internet. Ele disse que é necessário essas duas partes para uma cidade mais inteligente e criticou a falta de gestões anteriores, que vai uma e vem outra, que só pensam em tapar buracos e não tem projetos para malha viária de Rio Branco.
Para Duarte, o caminho para uma Rio Branco inteligente é trabalhar a educação. “A hora é agora, precisamos investir em tecnologia e em internet. Eu acredito muito na parceria pública e privada. Precisamos desburocratizar e integrar todos os setores e esse é o caminho para o futuro”, ponderou.
Já o ex-deputado federal Moisés Diniz cometeu um “sincericídio”. Ele criticou duramente os governos da esquerda, do qual fez parte e foi líder. Diniz disse que “não fizeram nada sobre uma política pública dura para combater o tráfico de drogas pelas fronteiras”.
“Quando governamos nos tínhamos Presidente da República e não se fez uma política pública de fronteiras, ou a gente coloca os políticos do Acre para parar de fazer projetinho bonito, que não resolve nada, e colocar eles para ir cuidar da nossa fronteira”, disparou.
Moisés também criticou a falta de políticas públicas para o fomento da energia solar.
“Nos estamos no lugar mais perto do sol e não temos politicas públicas para essa área. Eu estou com um projeto pronto que irei apresentar para a prefeita e a Câmara para a gente colocar a energia solar nas 86 escolas de Rio Branco. Iremos economizar, em 17 anos, mais de R$ 400 milhões com apenas uma medida. Isso é a metade do orçamento da prefeitura”, afirmou Moisés.
ACRE 2050
O evento contou com a presença de Emerson Jarude, Moisés Diniz, Roberto Duarte, José Adriano da FIEAC, Gabriel Santos do Movimento Acredito BR e Renova BR, Rodrigo Pires da Agência PWS e um dos organizadores do Acre 2050 e a sociedade civil em geral, que lotaram o auditório do Cine Teatro Recreio.
O Acre 2050 tem a coordenação suprapartidária de um grupo de jovens apoiados pela instituições mais importantes do Estado. Eles mantêm um relacionamento contínuo com as Universidades, grupos de pesquisas e centros acadêmicos, que têm a responsabilidade de reunir as melhores contribuições regionais, nacionais e até internacionais para refletir sobre o que os acreanos desejam para os 30 anos seguintes.
Um acidente de trânsito que aconteceu nesta terça-feira, 26, em Guajará, no Amazonas, próximo a…
O clima de festa e solidariedade no jogo beneficente “MC Daniel, Marcão e Amigos Contra…
O estádio do Arena da Floresta, em Rio Branco, voltou a ser palco especial na…
O clima de solidariedade e celebração marcou o encerramento do jogo beneficente “MC Daniel, Marcão…
O governo do Estado do Acre, com aval do governador Gladson Cameli (PP), anunciou nesta…
O governador Gladson Cameli (PP) assinou nesta terça-feira (25) uma ordem de serviço no valor…