Conecte-se agora

Liberação do FGTS faz acreano aumentar consumo de carne bovina, diz FAEAC

Publicado

em

Os chineses ainda não desembarcaram com seus contêineres em Senador Guiomard, mas, segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, eles já estão fazendo um bem danado à economia local. A peste suína que dizimou um terço da produção na China, levou os orientais a comerem mais carne e a preferência é o mercado brasileiro, especialmente, o boi verde, produzido na região.

O aumento da demanda pela carne acreana e a oferta, elevou o preço da arroba do boi que já estava defasado há tempos, diz Assuero. “Eles gostaram da carne bovina, isso aumentou a exportação, com a procura, aumentaram os preços com menos oferta de bovinos nesse momento”, explicou.

Ainda de acordo Veronez, especula-se um aumento de consumo interno, a liberação de recursos do FGTS levou o brasileiro, e o acreano não é diferente, a consumir mais carne. O presidente da FAEAC, que é pecuarista, não negou durante entrevista ao programa Cidadania, na manhã desta quarta-feira (4), que o setor está rindo com o tempo.

“No estado do Acre onde a pecuária é o forte da economia, as pessoas passaram a ser remunerados melhor, os proprietários passaram a fazer investimentos que não faziam mais, empregam mais gente, toda economia movimenta”, disse o presidente.

Ele também destacou a chamada “pauta do boi” implementada pelo governo do estado que trouxe o pecuarista para competitividade em condições melhores. Com o fim da barreira tarifária, os frigoríficos instalados no estado acabaram com a reserva de mercado.

“Os interesses entre pecuaristas e frigoríficos são antagônicos, foi preciso abrir a pauta, isso era um pedido que vínhamos cobrando do governo. Ao movimentar o mercado gera-se mais emprego e renda”, destacou.

Extra Total

Bombeiros registraram 61 ocorrências durante forte temporal em Rio Branco

Publicado

em

A assessoria do Corpo de Bombeiros informou na noite desta sexta-feira, 24, que o temporal que ocasionou vários estragos em Rio Branco, foram registrados 61 ocorrências via Ciosp.

De acordo com os dados, foram 53 acionamentos relacionados a queda de árvores e vistorias em situação de risco em virtude da ventania do início da tarde. Além disso, houve 8 chamados envolvendo destelhamentos. “Nossas equipes de salvamento estão todas empenhadas”, disse a equipe a reportagem do ac24horas.

Já o coordenador da Defesa Civil da capital, Cláudio Falcão, disse que o temporal durou pouco mais de uma hora, choveu 24mm de água. O major não especificou quantos milímetros de chuvas estão programados para o restante do mês.

A chuva que desabou na cidade ocasionou vários estragos, na ocasião, os hospitais Santa Juliana e Pronto-Socorro foram inundados, além disso, uma residência no bairro Cadeia Velha acabou caindo em via pública, por último, ocorreu uma queda de uma torre de internet na Rua Quintino Bocaiúva, no Bosque e o desabamento do teto do estacionamento de um supermercado.

Em meio aos destroços, o vento ocasionou queda de energia em alguns pontos de Rio Branco como por exemplo, no bairro Bosque e parte da Baixada da Sobral.

Veja o vídeo:

video

 

Continuar lendo

Destaque 2

Gestão de Bocalom cede equipamentos para ajudar produtores da zona rural de Acrelândia

Publicado

em

O secretário municipal de agricultura familiar e desenvolvimento econômico, Eracides Caetano, da gestão de Tião Bocalom (Progressistas) firmou um termo de cooperação técnica cedendo uma grade aradora e uma grade niveladora para o município de Acrelândia, interior do Acre. A cessão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (24).

No termo, prevê que as duas máquinas serão destinadas, exclusivamente, para atender os produtores rurais do município de Acrelândia, no plantio de milho, visando a implementação de ações que contribuam para o desenvolvimento da cadeia produtiva na localidade.

As máquinas ficarão no município que o atual prefeito foi ex-prefeito por quatro meses, ou seja, 120 dias, a cessão dos equipamentos resultou em críticas.

O vereador Emerson Jarude (MDB) usou as redes sociais nesta sexta-feira, 24, para criticar a decisão do secretário e do prefeito, Tião Bocalom, em ceder as máquinas ao município vizinho.

“Bocalom está destinando máquinas públicas do município de Rio Branco para atender o plantio de milho em Acrelândia. Enquanto isso, muitos dos nossos produtores rurais rio-branquenses seguem sem assistência. É o prefeito de Rio Branco cuidando de Acrelândia”, escreveu nas redes.

“Vou solicitar o termo de cooperação técnica para analisar. Diante do extrato publicado no diário não consigo enxergar interesse público para o nosso município nessa medida. Não havendo, encaminharemos um pedido de investigação para o Ministério Público”, acrescentou.

Continuar lendo

Cotidiano

Energisa ainda não sabe quantos bairros estão sem luz devido ao temporal

Publicado

em

O temporal que ocorreu no final da tarde desta sexta-feira, 24, causando diversos estragos em vários pontos deixou também vários bairros completamente no escuro, em Rio Branco.

Até o momento, o que se sabe é que partes do bairro Sobral, Boa União, Mocinha Magalhães, Manoel Julião e dentre outros estão parcialmente ou completamente sem luz. Nas redes sociais, muitos acreanos vem relatando a falta de luz.

Ao ac24horas, a assessoria da Energisa classificou o temporal como “violento” e salientou que ainda não é possível mensurar quantos bairros estão no escuro devido aos estragos provocados pelo temporal.

Segundo a Energisa, as equipes que estavam de folga e as que estavam realizando outro tipo de serviço, foram chamadas ou realocadas para atuar integralmente no restabelecimento da energia nos bairros da capital.

“Ainda não sabemos a quantidade de bairros atingidos, mas 100% das nossas equipes estão nas ruas atendendo as ocorrências. Foi um temporal muito violento e já tínhamos equipes para atuarem no temporal, e como evoluiu a gente teve que chamar equipes que estavam de folga e tivemos que para o pessoal que estavam fazendo outras coisas para realizarem o atendimento pós-temporal. O que podemos dizer é que 100% das equipes estão na rua e daqui duas horas teremos tudo detalhado de quantos bairros foram atingidos por esse temporal”, afirmou.

Continuar lendo

Acre

Temporal causa estragos na zona rural de Xapuri e interdita estrada

Publicado

em

Após forte temporal que atingiu algumas localidades na zona rural de Xapuri, na tarde desta sexta-feira, 24, o 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionado para o atendimento de três ocorrências envolvendo queda de árvores até o fim da tarde.

Uma árvore de grande porte caiu na BR-317, próximo ao Entroncamento de Xapuri, obstruindo a via, e outras duas árvores caíram na Estrada da Borracha, quilômetros 8 e 10, sendo que a última caiu sobre a estrutura de um bar, danificando a estrutura.

Os bombeiros militares se dirigiram aos locais e realizaram os cortes das árvores para a desobstrução das vias e retirada da árvore que caiu sobre o bar, segundo informou a comandante do batalhão, tenente Laiza.

“Felizmente, não houve vítimas”, informou a militar que também disse não ter havido problemas na zona urbana, onde praticamente não choveu, ficando o mau tempo restrito a uma ventania que teve pouca duração e intensidade.

Informações apuradas junto a moradores das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia dão conta de que também não houve problemas mais graves naquela região relacionadas ao mau tempo, onde choveu com intensidade, mas sem registro de forte ventania.

O Corpo de Bombeiros alerta para alguns cuidados em casos de temporais:

– Busque abrigo em local fechado, longe de postes de energia e placas de propaganda;

–  Em caso de rajadas de vento, o recomendado é não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de queda de galhos e descargas elétricas;

– Para os motoristas, o ideal é não estacionar carros próximos a torres de transmissão, árvores ou placas de propaganda;

– Dentro de casa, todos os aparelhos elétricos devem ser desligados da tomada;

– Evitar usar aparelhos ligados à tomadas, como telefones e computadores.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas