Categories: Acre Notícias Política

Apresentado PL que cria Estatuto de Inclusão Digital na Aleac

Published by
Da redação ac24horas

Foi apresentado nesta quarta-feira (04) na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) o Projeto de Lei que cria no âmbito do Poder Executivo o Estatuto Estadual de Inclusão Digital.


O Estatuto Estadual de Inclusão Digital tem por objetivo proporcionar à classe digital excluída e aos usuários de forma geral o acesso e capacitação e replicação do conhecimento na área de Tecnologia da Informação, tendo como premissa o respeito à dignidade do cidadão acreano.


O Estatuto segue sete princípios: A Universalidade, acesso gratuito, capacitação treinamento e formação profissional em uso de Tecnologia da Informação, participação social na implementação e gestão das atividades de inclusão digital, expansão e disseminação da inclusão digital assegurando prioridade às áreas com maior índice de vulnerabilidade social, articulação sistemática com os órgãos da administração pública, inclusive de outras esferas de governo relacionadas à inclusão digital e organizações não governamentais e por último a identificação de ações informais de inclusão digital e a busca de ações integradas.


Caso seja aprovado o PL, o Executivo Estadual, poderá criar o Fundo Estadual de Inclusão Digital (FEID), que tem por objetivo garantir recursos orçamentários e financeiros para a consecução do Estatuto Estadual de Inclusão Digital e poderá conveniar e receber recursos financeiros oriundos das:


Emendas Parlamentares Municipais, Estaduais e Federais, Recursos Próprios, Governo do Estado do Acre, Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ONG’s, Iniciativa Privada, Sistema “S” e um percentual da criação de startups, oriundas dos tele centros, a ser regulamentado através de portaria expedida pelo Executivo Estadual.


O autor deste projeto de lei é o deputado estadual Jenilson Leite (PSB).


Leite relatou que o rápido desenvolvimento da informática e a acelerada expansão da internet trouxeram novas formas de interação social e ao mesmo tempo, esse progresso também provocou o surgimento de uma nova classe social de excluídos digital.


“São milhões de brasileiros que nunca utilizaram a internet ou mesmo um computador, e assim permanecem afastados de novas oportunidades de trabalho, novos conteúdos culturais, bem como de novas formas de exercer a cidadania. A inclusão digital representa garantir que os cidadãos e instituições disponham de meios e capacitação para acessar, utilizar, produzir e distribuir informações e conhecimento”, afirmou.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024

Fortaleza e Vasco empatam em primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil

O Fortaleza recebeu o Vasco, nesta quarta-feira (1º), na Arena Castelão, para duelo válido pela…

01/05/2024

Com milagres de Carlos Miguel, Corinthians bate o América-RN de virada

O Corinthians levou sufoco, mas contou o paredão Carlos Miguel em noite inspirada para vencer…

01/05/2024

Traficante aponta arma para policiais e acaba ferido, em Rio Branco

Israel Ferreira de Oliveira, 22 anos, foi ferido com um tiro na perna direita após…

01/05/2024