Conecte-se agora

Estado é obrigado indenizar família de bebê que morreu na UPA

Publicado

em

A juíza Zenair Ferreira Bueno, da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco, condenou nesta segunda-feira (02) o Estado do Acre a pagar uma indenização a família do bebê recém-nascido Pedro Lucas, de três meses, no valor de R$ 50 mil reais.

O advogado da defesa, Luiz Carlos Alves Bezerra, entrou com ação cobrando responsabilidade civil do Estado alegando defeito na prestação dos serviços públicos de saúde que acarretou na morte do recém-nascido no dia 15 de fevereiro em 2012, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, após passar por procedimento de nebulização.

[videopress pbbywTgv]

Bueno, em sua decisão, relatou que “a falta do diagnóstico correto, com a ausência do aparelho que seria destinado a isso e de comunicação dessa deficiência ao corpo clínico, bem como a ausência do tratamento alternativo, permitiu sem dúvidas o agravamento da situação, cujo tratamento adequado poderia ter evitado a fatalidade”, afirmou.

Por fim, o juiz decidiu que em vista do princípio da causalidade, condenar o Estado do Acre ao pagamento das despesas e honorários advocatícios que fixo em 11% sobre o valor da condenação.

Na época, o caso ganhou uma grande repercussão na sociedade acreana e nacional virando manchete do Jornal Nacional e dos principais telejornais do Brasil. A decisão cabe recurso por parte do Estado.

Relembre o caso: https://www.youtube.com/watch?v=WRI9c2my_aY&t=9s

Acre

Instituto lança diagnóstico para crescimento econômico do Acre

Publicado

em

Apontar meios e desafios para alavancar o crescimento econômico do Acre. Esse é o propósito do ACRESCE, um plano de  Diagnóstico para o Desenvolvimento Econômico do Acre: Meio ambiente e Economia, realizado pelo Instituto Sapien – Instituto de Gestão, Avaliação e Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação, que será lançado, em Rio Branco, dia 16 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC).

O diagnóstico tem o objetivo de contribuir no planejamento da economia do estado, utilizando-se de informações coletadas por pesquisas, levando em consideração desafios, problemas, potencialidades e projeção de soluções para a próxima década.

A metodologia se baseia na coleta de um conjunto extenso de dados, informações e indicadores secundários e primários capaz de ajudar e subsidiar o planejamento da economia do Acre, gerando desenvolvimento e aproveitamento racional das riquezas naturais com indicação de possibilidades de financiamento e aprimoramento técnico.

As evidências científicas servirão para nortear as proposições de soluções para os problemas identificados e apontar os desafios para o desenvolvimento encontrados na região. É um instrumento para subsidiar gestores governamentais, formadores de opinião, empresários, pesquisadores e qualquer outra pessoa que queira pesquisar dados ou obter informações sobre o Acre.

Simultaneamente ao lançamento do ACRESCE, será apresentada a palestra “Futuro, Inovação e Games – prepare-se para as novas transformações!”, ministrada por Marcelo Minutti, especialista em gameficação, inovação e tecnologia”.

Secretários de Estado, gestores públicos, empresários de diversos segmentos, startups, formadores de opinião, pessoas ligadas à tecnologia e inovação participarão do Seminário.

O evento será transmitido via streaming para os 22 municípios do Acre, integrando as regiões do Estado nesse debate que visa alavancar o crescimento econômico da região, levando em consideração seu potencial socioambiental aliado às novas tecnologias.

Sobre o Instituto Sapien

O Instituto Sapien chega ao Acre trazendo o que tem de mais atual em desenvolvimento e inovação. O ineditismo está em sua base de atuação. Para isso, o Sapien conta, atualmente, com especialistas em inovação, planejamento, gestão, pesquisa e comunicação.

Realiza projetos nas áreas sociocultural, de inovação e tecnologia, integrando os interesses das comunidades e seus potenciais às demandas de mercado. As ações são executadas por meio de metodologias exclusivas, fazendo com que os projetos desenvolvidos tenham excelência e eficácia.

Currículo de Marcelo Minutti

Sólida experiência como executivo em grandes empresas nacionais e internacionais, pesquisador, professor e palestrante. É pioneiro no mercado de negócios digitais, onde atua há 25 anos. Palestrante reconhecido nas áreas de inovação, estratégia, empreendedorismo, games, marketing e negócios digitais.

Foi Head de Inovação Digital da MSL Brasil, Diretor de Comunicação Digital na FSB Comunicação e Head de Jogos Digitais do Internet Group. Foi diretor de empresas nas áreas financeira do (Bradesco/Unibanco), telecomunicações (Brasil Telecom) e internet (BrTurbo/iBest/iG). Coordena o MBA em Marketing e Comunicação Digital e o MBA em Inovação e Negócios Digitais do Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, além de ser professor de renomadas instituições de ensino como IBMEC e INSPER. Recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica IBMEC como o melhor professor de Inovação, Estratégia e Modelos de Negócio do país em soluções corporativas. É colunista do InfoMoney, Valor Econômico, Exame, TV Globo, Folha de São Paulo, Jornal Estado de São Paulo, GloboNews e Veja.

Sua experiência inclui trabalhos realizados para grandes empresas nacionais e internacionais, como Google, Samsung, PayPal, Facebook, FGV, Embratur, Agência Estado, Anatel, Sebrae, AXA, The Economist, Apex-Brasil, Banco do Brasil, Danone, Internet Group, Coca-Cola, Secom Federal, FIESP, Ministério da Saúde, Bradesco, Ministério do Esporte, Amcham, Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Cooperforte, Prefeitura de São Paulo, CNI-Confederação Nacional da Indústria, SESI, BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento, FIA-USP, Iguatemi Shopping, ZAP!, Sicoob, Oi e Unesco.

Continuar lendo

Acre

Bolsonaristas mantém manifestação no 4° BIS pelo 39° dia seguido

Publicado

em

Dezenas de apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), se mantêm acampados pelo 39° dia consecutivo, na Rua Colômbia, em Rio Branco, em frente ao Comando de Fronteira no Acre, o 4° Batalhão de Infantaria de Selva (4º Bis).

O grupo está no local desde a quarta-feira, 2 de novembro em um movimento que pede intervenção militar por não aceitarem o resultado das eleições do último dia 30 – que homologou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente eleito a partir de 2023

Vestidos de verde e amarelo e segurando bandeiras do Brasil, os manifestantes também cantaram o hino nacional algumas vezes no dia e fazem orações durante o ato. Nas redes sociais, alguns Bolsonaristas garantem que Lula não subirá a rampa em Brasília.

O ato é considerado antidemocrático, uma vez que a Constituição de 1988 proíbe intervenção militar sob pretexto de “restauração da ordem”. No local, o grupo, denominado de patriotas não aceitam conceder entrevistas a imprensa.

Continuar lendo

Acre

Varejo do Acre cresce acima da média nacional e avança 2,0%

Publicado

em

Em outubro de 2022, o volume de vendas no comércio varejista do Acre teve variação de 2,0%, 3º melhor resultado do País no período, perdendo apenas para Amapá (5,1%) e Roraima (2,1%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira (8) pelo IBGE.

O crescimento do varejo acreano foi bem maior que a média nacional, de 0,4% frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Com isso, a média móvel trimestral avançou em 0,6% no trimestre encerrado em outubro no País. Na série sem ajuste, frente a outubro de 2021, o comércio cresceu 2,7%, terceiro resultado positivo consecutivo. No ano, acumulado foi de 1,0% e, nos últimos doze meses, ficou em 0,1%, primeiro resultado no campo positivo após 5 meses seguidos de quedas.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas avançou 0,5% frente a setembro. A média móvel trimestral foi de 0,7% no trimestre encerrado em outubro. O volume de vendas frente a outubro de 2021 cresceu 0,3%. O acumulado no ano foi de -0,5% e o nos últimos 12 meses, de -1,0%.

Em outubro de 2022, na série com ajuste sazonal, cinco das oito atividades pesquisadas estavam no campo positivo: Móveis e eletrodomésticos (2,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%), Combustíveis e lubrificantes (0,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%).

Por outro lado, os três grupamentos que mostraram queda foram: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%).

Já as atividades do comércio varejista ampliado apresentaram resultados negativos: Veículos e motos, partes e peças, com -1,7% e Material de construção, com -3,5%.

Continuar lendo

Acre

Vídeo mostra alunas brigando em saída de escola da capital

Publicado

em

Um vídeo ganhou repercussão nas redes sociais nesta quinta-feira, 8, em Rio Branco. As imagens mostram a briga de duas estudantes, que discutiram e chegaram às vias de fato na pracinha de mototáxi, localizado no bairro Rui Lino, em Rio Branco.

A briga teria ocorrido no fim da tarde de quarta-feira, 7. O vídeo foi gravado com um celular de outro aluno, mostra que a discussão das meninas ocorre enquanto vários outros estudantes assistem a briga.

Contudo, a confusão inicia após uma delas ser empurrada e, após puxões de cabelo e tapas, populares se aproximam e separam as garotas.

VEJA O VÍDEO:

play-rounded-fill

 

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.