A Secretaria Municipal de Cruzeiro do Sul está usando um novo larvicida no combate ao Aedes aegypti. São comprimidos de Natular DT, à base de Espinosade , que tratam a água potável, matam o aedes entre 2 a 5 minutos após a aplicação e mantém o efeito por até 60 dias após o uso em tanques, tambores e caixas d’água.
A chefe do Controle de Endemias, Muana Araújo, explica que cada comprimido de 1,35 gramas trata até 200 litros de água. O larvicida não é fornecido pelo Ministério da Saúde, sendo que o investimento da prefeitura de Cruzeiro do Sul, com a compra do produto, foi de R$ 17 mil.
Muana justifica que, “como esse larvicida é mais efetivo, a tendência agora é acabar com a infestação do mosquito nos tanques e caixas d’água das residências”.
O uso começou na última terça feira, 26. O objetivo da secretaria de Saúde é alcançar todos os domicílios dos 27 bairros de Cruzeiro do Sul com o novo tratamento , que é feito pelos Agentes de Endemias, de casa em casa. O larvicida foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para água potável.
Em setembro deste ano foram registrados 360 casos de dengue em Cruzeiro do Sul e em outubro, mais de 500. No último dia 6 de novembro, uma mulher de 42 anos, Neiva do Nascimento, pode ter morrido de dengue hemorrágica na cidade. Não houve ainda a confirmação da causa da morte pela secretaria Estadual de Saúde.
A prefeitura segue com a retirada de entulhos dos bairros de Cruzeiro do Sul. Até agora, o arrastão de limpeza alcançou 12 localidades, de onde foram retiradas 2.800 de entulho, que serviam como criadouros do mosquito.
Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…
Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…
Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…
O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…
A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…