Iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) conta com diversos empresários que firmaram acordo para ajudar no término da reforma do centro médico
A senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) fez uma visita ao Hospital de Câncer do Acre/Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) na manhã desta segunda-feira (17) em Rio Branco para conhecer as instalações da instituição e saber das necessidades de reforma e ampliação do hospital. Durante a visita, Mailza passou pelas alas, conversou com pacientes em tratamento contra o câncer, conheceu setores de radioterapia, medicina nuclear e ala infantil.
A senadora esteve acompanhada do Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Francisco Djalma, desembargadora Regina Longuini, o presidente da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), José Adriano, a diretora geral da unidade, Àurea Celeste Freitas, médicos oncologistas e representantes da Secretaria Estadual de Saúde.
Na ocasião, o desembargador Francisco Djalma apresentou a senadora a iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) em parceria com empresários locais que se reuniram e firmaram acordo para ajudar no término da reforma do Unacon.
A ideia é que cada empresário adote uma ala e se responsabilize em desenvolver um serviço adequado para atendimento aos pacientes. A situação mais crítica é no setor ambulatorial e nos leitos para o público infantil que, em algumas partes, estão fechados com vedações provisórias.
A senadora explicou que a área da saúde é prioridade no seu mandato e está disposta em contribuir com a ação “O tratamento de pessoas com câncer é algo que sempre nos sensibiliza, e o hospital atende não só Rio Branco, mas também todo o Estado. Fiquei muito sensibilizada com a iniciativa dos empresários em ajudar na reforma. Atitudes como essa fortalecem a saúde e melhoram a vida das pessoas que passam por um momento tão delicado. Podem contar comigo nessa causa”, disse Mailza.
Atualmente, a Unacon dispõe de uma equipe composta por 93 profissionais de diversas áreas e oferta tratamentos de radioterapia, quimioterapia e paliativos crônicos.
A equipe que atende os paliativos crônicos é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, nutricionista e psicólogo. Estes profissionais fazem atualmente o acompanhamento de 22 pacientes em domicílio.