A convite da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o secretário Alysson Bestene, deputados e vereadores das cidades de Feijó, Tarauacá e Jordão discutiram as condições dos hospitais da micro região do Envira-Tarauacá na manhã desta quarta-feira, 27. A falta de médicos, demais profissionais e condições de atendimento motivou o encontro proposto pelo presidente da Câmara do Tarauacá, José Gomes de Souza. O presidente da Comissão, José Bestene, dirigiu os trabalhos.
Além de Alysson, participaram do encontro os deputados Roberto Duarte (MDB), Jonas Lima (PT), Edvaldo Magalhães (PCdoB), Fagner Calegário (PR) e vereadores do interior. Um dos principais problemas levantado por Jenilson Leite é a situação de abandono por parte do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Ele explicou que as regras do TFD são claras. “Quando um paciente vem pelo TFD e morre fica por conta da família, se vier por conta própria a situação é mais grave ainda”, relatou. A vereadora Janaína Furtado foi a primeira a fazer um relato da situação da saúde.
Os vereadores de Tarauacá denunciaram a falta de lâminas para a realização do raio-x. Eles citaram o caso de uma criança que o TFD não atendeu. “Encontraram um filhote de gato do mato e foi até avião buscar, mas a criança não. A consulta da criança foi marcada para vários dias depois”. Segundo eles, faltam todos os tipos de exames nos hospitais públicos. “Falta até comida no hospital de Tarauacá”, disse o vereador Lauro Benigno (PCdoB).
O líder do PCdoB, deputado Edvaldo Magalhães, disse durante a audiência pública, que o secretário Alysson Bestene tem uma grande vantagem porque a junta militar que estava na Saúde não escutava ninguém. Ele se colocou a disposição da Comissão e dos vereadores para ajudar e apoiar soluções para a região.
“São muitos os problemas da Saúde. Mas nós estamos conversando com os profissionais, ouvindo a população e os parlamentares, buscando alternativas para melhorar todo o sistema”, argumentou o secretário.
Segundo ele, com muita atenção o governo está recebendo as reivindicações dos vereadores.”Vamos reunir nossa equipe e, o mais rápido possível, dar uma resposta na prática”, lembrou. Ele enfatizou que vereadores e o governador Gladson Cameli também já conversaram.
Para ele, isso é uma demonstração que todos estamos sensibilizados e com disposição para unir forças e trabalhar pela melhoria da Saúde e disse que conhece a realidade da Saúde de cada município. “Tive a oportunidade de visitar cada um. Juntos, vamos conseguir dar um resposta de forma ampla. Há muito a ser feito. Parcerias entre municípios e Estado é fundamental. A atenção à Saúde Básica é fundamental”, pontuou.
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…