Menu

Vanda Milani pede audiência pública dentro da Resex Chico Mendes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada Vanda Milani (Solidariedade) deu entrada esta terça-feira(26) junto à Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia(CINDRA) da Câmara dos Deputados em requerimento solicitando a realização de uma audiência pública na reserva Chico Mendes, em Xapuri. A data ainda será agendada.

De acordo com o que ficou acordado durante audiência com o ministro Ricardo Sales e o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira e, ainda, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, a audiência terá um formato de mesa redonda

Anúncio

A deputada quer averiguar as denúncias dos moradores da reserva, que se dizem vítimas de abuso de autoridade, incluindo tratamento violento e maus tratos por parte de servidores locais do Ibama e ICMBio.

Ainda de acordo Vanda Milani, é preciso verificar os limites ocupados e titulados antes da demarcação da reserva Chico Mendes a fim de subsidiar proposta de lei de novos limites da unidade de conservação. A deputada do Solidariedade lembrou que na demarcação original da Chico Mendes deixou-se de ser observado que no seu entorno já havia agricultores e criadores de gado que foram incluídos na unidade de conservação, apesar de possuírem a titulação de suas terras.

A extensão original, uma vez modificada por lei poderá ser compensada por áreas devolutas ou do Estado para recompor a totalidade inicial da reserva. A Reserva Chico Mendes abrange 7 municípios acreanos, ocupando 970.550 ha, habitada atualmente por cerca de 2 mil famílias.

A audiência pública pretende contar com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; do presidente do Ibama, Eduardo Bim; presidente do ICMBio, Homero Cerqueira; presidente do Incra, José de Melo Filho, representantes do Ministério Público Federal(MPF),do Ministério Público Estadual (MPE/AC), bancadas federal e estadual acreana, lideranças locais e moradores da reserva.

“Vamos realizar uma discussão relevante, participativa e proveitosa, a fim de buscar uma solução definitiva para coibir excessos, pacificar os ânimos, realizar justiça e trazer de volta a harmonia e o bem estar aos moradores da reserva”, concluiu a deputada.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.