Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Sensação de segurança”

“O Acre está entre os três estados do Brasil com queda expressiva em mortes violentas”. A manchete é do ac24horas com base em dados do portal G1.  À primeira vista a informação não parece ser verdadeira, mas é. Números não mentem. Principalmente quando a fonte não é o governo. Acontece que ainda falta a tal “sensação de segurança” tão perseguida pelo aparelho da Segurança Púbica e tão sonhada pela população. É não sentir medo de sair à rua, ir à escola, igreja, balada, fazenda, chácara, sítio ou simplesmente caminhar sabendo que não vai ser assaltado e morto.


O que causa essa “sensação de insegurança”, que no popular é o medo mesmo? O cidadão se sente acuado, preso, enclausurado, perdido, inseguro, sem liberdade. Em Rio Branco ninguém pode ter mais uma caminhonete ou motocicleta porque é alvo em potencial. Está na linha de tiro. Um corpo queimado em um carro, outros que aparecem sem cabeça, um carro roubado, arrastões em ônibus e numa escola, por exemplo, causam um sentimento de terror e pânico na maioria da população que só quer segurança e paz para viver. Parece ser uma guerra perdida!


Porém, o Estado tem reagido. Nos últimos dias tem se percebido a presença de policiais militares em vários pontos da cidade. De carro ou motocicleta a PM trabalha muito. O presídio parece estar mais controlado, muitos são presos diariamente. A Polícia Civil atuante.  Mas, não pode ser só isso. Se toda a sociedade não se conscientizar de que segurança pública não é responsabilidade apenas do governo ainda teremos muito trabalho pela frente.  Até alcançar a “sensação de segurança” que, na verdade, é uma utopia. Não há lugar seguro no mundo. Porém, até uma falsa sensação de segurança faz bem. Acreditar que Deus vai resolver o problema também ajuda.


. A Coordenadoria de Defesa do Ministério Público investiga funcionários fantasmas na Secretaria Estadual de Saúde.


. Como diz a dona Doca, aposentada, antes tarde do que nunca!


. Ela sugere ao MPE que analise a folha de pagamento de outras secretarias e instituições também.


. Segundo ela, a corrupção é líquida, se acomoda em ambientes tomando outras formas, inclusive, sofisticadas, mais complexas, mas sempre deixam rastro, um molhadinho.


. Não existe crime perfeito!


. Operação da PF em andamento pelo município de Capixaba, é a informação que chega!


. Aguardar desdobramentos!


. A pequena cidade deve estar um alvoroço!


. O problema da maioria das prefeituras não é gestão, mas corrupção!


. Ás vezes, a gestão vai até bem demais que esconde a corrupção; outras a maquiagem não consegue esconder nada!


. E assim caminha as mais de cinco mil prefeituras do Brasil; com boas e raríssimas exceções é claro e evidente.


. Perfeição não existe!


. A disputa pela prefeitura de Rio Branco só vai esquentar mesmo ano que vem!


. Comércio com boa expectativa para as vendas de Natal.


. Esse ano será bem melhor do que o ano passado que foi uma tristeza só!


. Governo vai pagar todo mundo!


. Tá duvidando?!


. Pergunta pro Ribamar!


. Hoje tem votação da PEC!


. Bom dia!