Menu

Para Gladson, Acre será “segundo Canal do Panamá” após acordos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante o lançamento do programa de Recuperação Fiscal 2019 (Refis), ocorrido nesta terça-feira, 26, o governador Gladson Cameli demonstrou confiança no progresso do setor econômico do Acre a partir de 2020. Segundo Cameli, o Refis ajuda os empresários locais a renegociarem suas dívidas com o Estado e, de quebra, amplia o negócio acreano com pequenas, médias e grandes empresas ao mercado para geração de empregos.

“Desta maneira, estamos gerando renda e, consequentemente, iremos aquecer a nossa economia”, disse. O governador acredita que 2020 será um excelente ano para economia acreana. “(…) já estamos percebendo essas mudanças positivas. Estive reunido com investidores do Qatar que querem investir no Acre e isso é uma prova que a nossa economia está reagindo. Temos ainda os chineses que já estão comprando áreas de terra para investirem aqui e a tendência é essa”, afirmou.

Anúncio

Ao completar suas ponderações sobre economia no Acre, Gladson falou: “nós vamos, sim, ser o segundo canal do Panamá”. A menção faz referência à proposta de negócios mercantis entre países como Peru e Bolívia. O suposto canal a ser concretizado entre Acre e países da América do Sul ou até outros continentes seria um facilitador para alavancar o comércio internacional.

Refis 2019

O Refis foi tratado como uma iniciativa que visa facilitar a regularização de tributos em atraso de pessoas físicas e jurídicas. De acordo com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a dívida ativa do contribuinte acreano junto ao fisco estadual chega a R$ 600 milhões, a maior parte corresponde ao não pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Gladson citou ainda que o Estado é parceiro da iniciativa privada e que o Refis é uma excelente chance para os empresários renegociarem débitos de seus tributos em atraso.

Algumas mudanças ocorreram no pagamento do Refis no Estado. Este ano, há descontos de 95% tanto nas multas moratórias, quanto nas punitivas e de 80% nos juros para o pagamento à vista e de forma escalonada, com desconto em até 120 parcelas.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.