Na tarde deste domingo (24) foi realizada em Brasiléia, uma caminhada com o intuito de conscientizar a população da região do Alto Acre sobre o câncer infanto-juvenil, uma das principais causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil.
A campanha alertou a população sobre os sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
A caminhada contou com o apoio de diversos segmentos da sociedade: empresários, comerciantes, jornalistas, influenciadores digitais, professores, gestores das escolas e gestores de Epitaciolândia Tião Flores e de Brasiléia Fernanda Hassem.
O evento começou na Praça dos Seringueiros e, após percorrer algumas ruas da cidade, terminou na Praça Hugo Poli, onde foram realizadas apresentações do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7° dia, e do Grupo Axé Capoeira de Epitaciolândia.
“Meu coração transborda de gratidão à todos os que estão nos apoiando nessa ação. Foi linda essa mobilização com participação de apoiadores de Brasiléia, Epitaciolândia e até de Cobija. Eu agradeço de coração à todos que participaram e no próximo ano será ainda melhor”, disse Jucilane Bordinhão coordenadora da Caminhada no Alto Acre.
São sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil:
– Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea Caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção;
– Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna;
– Alterações oculares – pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;
– Inchaço abdominal Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);
– Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção Fadiga, letragia, ou mudanças no comportamento, como isolamento Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação.