Categories: Cidades Notícias

Vereadores pedem que MP apure convênio para recuperação de estrada em Xapuri

Published by
Raimari Cardoso

Os vereadores Gessi Nascimento (MDB) e Guinaldo Alves (DEM) estão contestando a qualidade da obra de recuperação da Estrada da Variante, executada este ano pelo município de Xapuri. De acordo com os representantes do parlamento municipal, a rodovia não foi piçarrada como previa o convênio federal por meio do qual os serviços foram realizados.


Em um termo de informações assinado por Gessi Nascimento na promotoria de justiça da comarca, o Ministério Público é provocado a apurar o teor do convênio. Segundo o vereador, a empresa contratada para a realização dos serviços não executou a obra a contento, o que vem causando prejuízos e dificuldades a população que vive na região cortada pela estrada.


Consultado a respeito da denúncia dos vereadores, o secretário municipal de Infraestrutura, José Cecílio Evangelista, disse que a fiscalização da obra é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, interveniente do convênio. Segundo ele, a empresa contratada deverá ser explicar a respeito do assunto, caso as afirmações dos vereadores sejam confirmadas.


A Estrada da Variante corta um dos mais antigos projetos de assentamentos do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o loteamento Aquidabã, uma área superior a 7.500 hectares, que já pertenceu ao Estado do Acre. A região foi repassada ao órgão federal em 23 de outubro de 1974, no governo Francisco Wanderley Dantas.


Com aproximadamente 18 quilômetros de extensão, a estrada dá acesso a diversas comunidades rurais de Xapuri, além de também ligar a cidade à BR-317. É na Variante que está localizado um dos três polos agroflorestais do município, projeto que destinou áreas de terra a famílias que viviam na periferia da cidade, numa inversão do êxodo rural.


Também é por essa rodovia que os produtores das comunidades Morro Branco, Ribeiracre e dos seringais Albrácia e Palmari, na Reserva Extrativista Chico Mendes, escoam seus produtos. Os trabalhos de recuperação feitos pela prefeitura foram iniciados em junho deste ano. Os recursos da ordem de R$ 1 milhão, oriundos de emenda alocada pelo então senador Gladson Cameli, eram destinados apenas para os serviços de terraplanagem e piçarramento, segundo a prefeitura, não contemplando as pontes e os bueiros.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024