Conecte-se agora

Cruzeiro do Sul poderá ter novo surto de dengue, alerta saúde

Publicado

em

Em 2014, mais de 26 mil pessoas foram infectadas pela dengue em Cruzeiro do Sul: 29 % da população. Agora o surto da doença pode voltar e há suspeita da morte de uma mulher, de nome Neiva, por dengue hemorrágica. Ela morreu na noite desta terça-feira no Hospital do Juruá

O caso está sendo apurado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

Em 2018 foram 1.029 casos confirmados e este ano, até setembro foram são 360, uma redução de 65%. Mas em outubro, houve aumento, sendo que os números ainda não foram divulgados pela secretaria de Saúde de Cruzeiro. No Hospital do Juruá, houve um grande aumento de procura por pacientes com sintomas da doença.

A secretaria de Comunicação da prefeitura de Cruzeiro do Sul, informa que apesar do Ministério da Saúde ter parado de fornecer inseticida de combate ao Aedes Aegypti, a prefeitura desenvolve uma série de ações para evitar a proliferação do mosquito: iniciou no dia 14 de outubro, dois arrastões.

O arrastão de limpeza já retirou mais de 1.500 toneladas de entulhos de 6 dos 27 bairros cruzeirenses. O objetivo é eliminar focos do mosquito.

Outro arrastão, feito por Agentes de Endemias, é o de vistoria nos quintas e conscientização da população para a importância da prevenção: quintais limpos e caixas d’água tampadas.

Na rede

Balsa volta a fazer travessia gratuita entre Rodrigues Alves

Publicado

em

A balsa Esther, que faz a travessia gratuita de veículos e passageiros sobre o Rio Juruá entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, voltou a operar na tarde dessa sexta-feira, 14. Ela estava parada desde o último dia 3.

Um engenheiro deu a Certificação de Segurança de Navegação da balsa e a embarcação foi liberada pela Marinha do Brasil, voltando a fazer o percurso.

A balsa Esther estava parada para conserto desde o dia 3 de janeiro depois de sofrer avaria durante o acidente de um caminhão na saída da embarcação. Depois da conclusão do reparo, a Marinha anunciou que a liberação dependia da Certificação. A  balsa provisória colocada no local foi impedida pela Marinha de seguir operando pela falta da mesma Certificação e as duas ficaram paradas.

Os usuários da balsa estavam pagando R$10 nas balsinhas pequenas para atravessar o Rio Juruá.

A balsa Esther é de uma empresa de Cruzeiro do Sul, contratada pelo governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens- Deracre.

Continuar lendo

Na rede

Vídeo: Funcionário de prefeitura é acusado de atropelar e matar bancário em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foi preso em flagrante por homicídio o chefe da limpeza pública da prefeitura de Mâncio Lima, Verônico Ferreira de Negreiros, conhecido como Einha, acusado de atropelar e matar o bancário Gerlando Mendes na tarde desta sexta-feira, 14, em Cruzeiro do Sul.

Ele dirigia o carro da prefeitura de Mâncio Lima e chegava a Cruzeiro do Sul quando aconteceu o acidente. Segundo a polícia, ele se evadiu do local sem prestar socorro à vitima e foi preso em flagrante na casa de um irmão pelo delegado José Obetânio.

Verônico não poderá pagar fiança e passará por Audiência de Custódia neste sábado, 15. “Ele atropelou, não prestou socorro à vítima e se evadiu da culpa voltando para Mâncio Lima. Assim que tomei conhecimento do fato eu o prendi em flagrante pelo homicídio em condução de veículo automotor e agora a justiça decidirá pela manutenção da prisão ou soltura dele”, afirma Obetânio.

Um vídeo mostra o momento do acidente no início da Rodovia Ac-405. Dirigindo um caminhonete Amarok, Verônico ultrapassa um caminhão e pega a moto do bancário de frente. Verônico ainda chegou a parar o carro, mas se evadiu em seguida sem prestar socorro à vítima.

A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Mâncio Lima diz que dará toda a assistência necessária à família de Gerlando.

“A prefeitura vai dar todo o apoio à família da vítima com Psicólogo e Assistente Social e outras providências necessárias”.

Veja o vídeo do acidente:

Continuar lendo

Na rede

Bancário da Caixa é a segunda vítima fatal em acidente no trânsito no Juruá

Publicado

em

O funcionário da Caixa Econômica Federal, Gerlando Mendes, foi a segunda vítima fatal de acidente de trânsito ocorrido em Cruzeiro do Sul este ano. Na tarde desta sexta-feira, 14, segundo testemunhas, ele seguia de moto no início da AC-405, quando uma caminhonete fez uma ultrapassagem indevida e atingiu o bancário de frente.

O veículo ainda chegou a parar, mas o motorista arrancou em seguida, sem prestar socorro à vítima.

O Serviço Móvel de Urgência- SAMU esteve no local e atestou o óbito. A polícia, que já tem um vídeo do acidente, busca pela caminhonete.

Este é o segundo acidente de trânsito em Cruzeiro do Sul com vítima fatal. Na virada de 2021 para 2022, um acidente com morte também foi registrado no município.

Continuar lendo

Na rede

Prefeito suspende pagamento de produtividade a agentes de trânsito em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, suspendeu o pagamento de janeiro referente à produtividade paga aos Agentes de Trânsito por meio da aplicação de multas. Ele atendeu à reclamação de condutores de veículos e de vereadores contra a chamada ‘indústria da multa’, criada com o pagamento da produtividade dos agentes e que varia entre 0 a 300%.

Em Cruzeiro do Sul, o trânsito é municipalizado e somente no dia 29 de dezembro a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Cruzeiro do Sul – Semtrans divulgou uma lista com 130 notificações de multas.

A Lei da produtividade é de 2014. Segundo o vereador Cristiano Rodrigues, primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, por causa do pagamento da produtividade, a folha de pagamento aumentou mais de R$ 100 mil e a arrecadação do município não cresceu.

“Em alguns casos o salário dos agentes e fiscais dobrava com a produtividade a partir das multas aplicadas”, disse. Agora, o prefeito Zequinha Lima vai rever essa situação. “Nós vamos elaborar uma outra lei sobre produtividade, reduzindo os percentuais. Uma comissão foi criada e vamos debater o assunto de forma a não prejudicar as partes”, afirmou o prefeito. Além dos Agentes de Trânsito, a Lei da Produtividade beneficia fiscais da Vigilância Sanitária, de Obras, Tributos e de Meio Ambiente.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!