Conecte-se agora

Mara Rocha denuncia abuso do ICMbio contra produtores da Resex Chico Mendes

Publicado

em

Em um discurso duro na tarde desta quinta-feira, 31, , la no plenário da Câmara dos Deputados, a deputada federal Mara Rocha (PSDB) fez um forte pronunciamento no , na tarde dessa quinta-feira (31/10), denunciando abusos cometidos por funcionários do ICMbio contra produtores da reserva extrativista Chico Mendes.

A parlamentar enfatizou que os produtores já se encontravam na área há mais de 30 anos e que, após a incorporação das áreas à reserva, enfrentam enormes transtornos: “Os produtores passaram a ser perseguidos pelo ICMbio, que tem praticado verdadeiro terror nas áreas, tratando os produtores rurais como bandidos”, afirmou.

Segundo Mara Rocha, os fiscais do Instituto chegam a apontar arma de fogo contra os produtores, ateando fogo em construções e os expulsando de suas casas, além de aplicar multas que chegam a R$ 3 milhões, impagáveis, na opinião da parlamentar.

No mesmo pronunciamento a Deputada tucana fez questão de apontar uma solução: “Como saída mais viável para acabar de vez com esse conflito que se arrasta há anos, estou apresentando uma proposta pedindo o recuo da linha da Reserva Chico Mendes, baseado em casos semelhantes em outros estados.”

“Aproveito para pedir o bom senso de todos os órgãos envolvidos nesse conflito. Temos que construir uma saída pacifica para esse impasse, de forma a evitar uma tragédia”, finalizou Mara Rocha.

Veja o vídeo:

[videopress uSgChm2K]

Destaque 4

Criança que teve contato com argentinos tem nova suspeita de “varíola dos macacos” no Acre

Publicado

em

O estado do Acre recebeu a notificação de um caso suspeito de Monkeypox no município de Xapuri. Trata-se de uma criança de 4 anos do sexo masculino, residente de Xapuri, que foi atendida nessa quarta-feira (17) apresentando erupções cutâneas pelo corpo.

A mãe relata contato com parentes recém-chegados da Argentina. Nenhum contato apresenta sintomas. Foi realizada coleta de amostra laboratorial e o paciente segue em isolamento domiciliar.

O CIEVS ACRE, CIEVS Fronteira e Vigilância Epidemiológica do município seguem com acompanhamento e investigação do caso.

Agora, o estado do Acre segue com um caso positivo em Rio Branco, que já está de alta médica, oito casos suspeitos residentes do estado do Acre, sete em Rio Branco e um em Xapuri, e um residente de outro estado aguardando resultado em Rio Branco.

Continuar lendo

Destaque 4

ac24horas irá sabatinar candidatos ao governo e senado no Acre entre os dias 29 a 13 de setembro

Publicado

em

O ac24horas irá promover a tradicional sabatina com os 7 candidatos ao governo do Estado do Acre e os 9 candidatos ao senado federal. Na tarde desta quarta-feira, 17, os representantes dos postulantes aos cargos se reuniram com o editor-chefe do jornal, Marcos Venicios, para definir as regras da sabatina que irá ocorrer entre os dias 29 de agosto a 13 de setembro. A transmissão das entrevistas será feita nas páginas do ac24horas no Facebook e YouTube a partir das 19:30h.

Regras da Sabatina

De acordo com o documento elaborado pela direção do jornal, o candidato deve chegar à sede do jornal ac24horas com 30 minutos de antecedência no dia sorteado para a sabatina, acompanhado de no máximo dois assessores.

Os candidatos ao senado e governo serão entrevistados separadamente, um em cada dia, por jornalistas do ac24horas e responderão também perguntas de internautas gravadas em vídeo. A sabatina será focada nas propostas e planos de governo do referido candidato ao governo e senado com as temáticas Saúde/Educação, Infraestrutura/Geração de Emprego e Segurança Pública. Haverá também perguntas de tema livre, embasadas em materiais publicados pelo jornal ac24horas.

Os ataques pessoais à honra dos adversários serão analisados pelo Departamento Jurídico do jornal e facultado um possível pedido de direito de resposta.

Os entrevistadores escalados serão os jornalistas Luis Carlos Moreira Jorge, do Blog do Crica, Astério Moreira, da Coluna do Astério, e o jornalista Leônidas Badaró.

Ordem da sabatina dos candidatos ao Senado da República

Dia 29 de agosto: Vanda Milani (PROS)

Dia 30 de agosto: Ney Amorim (Podemos)

Dia 31 de agosto: Jenilson Leite (PSB)

Dia 1 de setembro: Dr. Carlos Beyruth (PSDB)

Dia 2 de setembro: Alan Rick (UB)

Dia 3 de setembro: Sanderson Moura (PSOL)

Dia 4 de setembro: Nazareth Araújo (PT)

Dia 5 de setembro: Dimas Sandas (AGIR)

Dia 6 de setembro: Marcia Bittar (PL).

Ordem da sabatina dos candidatos ao governo

Dia 7 de setembro: governador Gladson Cameli (PP)

Dia 8 de setembro: David Hall (AGIR)

Dia 9 de setembro: Márcio Bittar (UB)

Dia 10 de setembro: Mara Rocha (MDB)

Dia 11 de setembro: Sérgio Petecão (PSD)

Dia 12 de setembro: Professor Nilson Euclides (PSOL)

Dia 13 de setembro: Jorge Viana (PT)

Continuar lendo

Destaque 4

Em Feijó, parentes de morto brigam após sepultamento ainda dentro do cemitério

Publicado

em

Um vídeo postado nos stories de um usuário do Instagram em Feijó mostra uma briga envolvendo várias pessoas dentro do cemitério da cidade.

Pelo que se pode captar no áudio que acompanha o vídeo, a confusão é protagonizada por parentes de um falecido que acabava de ser sepultado.

O ac24horas entrou em contato com o delegado Railson Ferreira, titular da cidade, que confirmou o caso inusitado e disse que investigará o que ocorreu.

Segundo o delegado, o desentendimento realmente ocorreu entre familiares do morto, que foi vítima de homicídio na zona rural do município.

Com relação ao crime, Railson Ferreira também informou que os trabalhos investigativos estão em andamento. Ainda de acordo com ele, esse foi 13° homicídio registrado em Feijó neste ano.

Assista ao vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 4

Com 80% dos imóveis com menos de 100 animais, pecuária do Acre fortalece agricultura

Publicado

em

Mesmo a atividade que mais agrega valor de produção no Acre, a pecuária -notadamente a criação de bovinos -encontra forte concentração em propriedades da agricultura familiar.

De acordo com a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), 80% das propriedades rurais do Acre tem menos de 100 cabeças de boi, o que mostra que há uma maioria de pequenos criadores. A agricultura familiar contempla mais de 30 mil famílias em todo o Estado.

A Expoacre 2022 serviu, segundo o titular da Sepa, Edvan Maciel, para alavancar ainda mais os negócios da agropecuária. Os números serão divulgados na próxima semana. “Superam as expectativas”, adianta Maciel.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.