O governo do estado não tem mais como dizer que a saúde está melhorando aos poucos. Quem afirma o contrário são setores de dentro da própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Não é à toa que na próxima semana deve ser oficializada toda a exoneração do alto escalão na saúde.
Enquanto a secretária da pasta. Mônica Kanaan, se ausenta em mais uma viagem, um documento obtido com exclusividade pelo ac24horas mostra a situação deplorável que se encontra o Departamento de Assistência Técnica e Farmacêutica (DAFI).
No documento, enviado para o conhecimento da própria secretária é relatado que apesar do departamento ter tomado todas as medidas possíveis, a Sesacre não tem garantido o abastecimento de medicamentos e insumos básicos para garantir o atendimento dos pacientes.
O atraso em processos licitatórios tem resultado em falta de fios de sutura, máscaras descartáveis, agulhas, abocath, luvas de procedimentos, sonda de foley, coletor perfurante e alguns antibióticos, por exemplo.
No documento, o DAFI admite que não tem conseguido abastecer as unidades e afirma que pode haver um colapso geral nas unidades de saúde, com graves consequências à população.
As reclamações que antes eram apenas dos usuários, hoje, se tornam oficiais, de dentro da própria Secretaria Estadual de Saúde.
A incompetência na gestão resulta em prejuízos a quem deveria ter um atendimento de qualidade e humanizado. Pacientes deixam de ser atendidos como deveriam e sofrem com a falta de medicamentos e insumos.
Veja um relato de médicos em um grupo de WhatsApp, onde estão profissionais que trabalham no pronto-socorro. Um deles, que estava de plantão na noite desta última quinta-feira, 31, expõe o absurdo que se tornou a maior unidade de urgência e emergência do Acre. O médico afirma que foi suspenso o fornecimento de fixador externo, que não há gesso e simplesmente não tem onde colocar os pacientes. Uma outra médica comenta a postagem do colega se referindo a mais uma viagem da secretária de saúde e dizendo que tem gente que acha que ainda é dos médicos.
A falta do que dizer à sociedade é tão gritante, que o ac24horas procurou a Sesacre, que simplesmente não se pronunciou sobre a falta de medicamentos e insumos para atender as unidades de saúde do Acre.
Uma pena pelos que partiram desta para melhor ou, infelizmente para pior. Foi um ano…
Parte dos vereadores de Rio Branco pode não comparecer à sessão extraordinária que deve ser…
O corpo da décima vítima do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi encontrado…
O governo federal publicou nesta sexta-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União…
Em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (27), a Câmara…
O atacante brasileiro Vinicius Júnior voltou a se eleito o melhor jogador do mundo nesta…