Categories: Acre Notícias

Documento comprova falta de medicamentos na Saúde do Acre

Published by
Leônidas Badaró
[elementor-template id="1541731"]

O governo do estado não tem mais como dizer que a saúde está melhorando aos poucos. Quem afirma o contrário são setores de dentro da própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Não é à toa que na próxima semana deve ser oficializada toda a exoneração do alto escalão na saúde.


Enquanto a secretária da pasta. Mônica Kanaan, se ausenta em mais uma viagem, um documento obtido com exclusividade pelo ac24horas mostra a situação deplorável que se encontra o Departamento de Assistência Técnica e Farmacêutica (DAFI).


No documento, enviado para o conhecimento da própria secretária é relatado que apesar do departamento ter tomado todas as medidas possíveis, a Sesacre não tem garantido o abastecimento de medicamentos e insumos básicos para garantir o atendimento dos pacientes.

Anúncios


O atraso em processos licitatórios tem resultado em falta de fios de sutura, máscaras descartáveis, agulhas, abocath, luvas de procedimentos, sonda de foley, coletor perfurante e alguns antibióticos, por exemplo.


No documento, o DAFI admite que não tem conseguido abastecer as unidades e afirma que pode haver um colapso geral nas unidades de saúde, com graves consequências à população.


As reclamações que antes eram apenas dos usuários, hoje, se tornam oficiais, de dentro da própria Secretaria Estadual de Saúde.


A incompetência na gestão resulta em prejuízos a quem deveria ter um atendimento de qualidade e humanizado. Pacientes deixam de ser atendidos como deveriam e sofrem com a falta de medicamentos e insumos.


Veja um relato de médicos em um grupo de WhatsApp, onde estão profissionais que trabalham no pronto-socorro. Um deles, que estava de plantão na noite desta última quinta-feira, 31, expõe o absurdo que se tornou a maior unidade de urgência e emergência do Acre. O médico afirma que foi suspenso o fornecimento de fixador externo, que não há gesso e simplesmente não tem onde colocar os pacientes. Uma outra médica comenta a postagem do colega se referindo a mais uma viagem da secretária de saúde e dizendo que tem gente que acha que ainda é dos médicos.


FOTO: CEDIDA AO AC24HORAS

A falta do que dizer à sociedade é tão gritante, que o ac24horas procurou a Sesacre, que simplesmente não se pronunciou sobre a falta de medicamentos e insumos para atender as unidades de saúde do Acre.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Líder é superado, show de Cássio e Laion firme no G-4; veja a tabela do Brasileirão

A 20ª rodada do Brasileirão-2024 começou neste sábado (27). Foram cinco partidas, com duas delas…

27/07/2024

Fortaleza aproveita vacilo do São Paulo e liquida jogo em primeiro ataque

O Fortaleza venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite deste sábado (27),…

27/07/2024

Cruzeiro desfila fora de casa e Botafogo pode ver rival assumir liderança

O Cruzeiro passeou no Estádio Nilton Santos, venceu por 3 a 0 e encerrou a…

27/07/2024

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024