Menu

Acre fecha o mês de outubro com queimadas em baixa, diz Inpe

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados do programa Queimadas, do Instituto Pesquisas Espaciais (Inpe), gerados nesta quinta-feira (31), mostram que o estado do Acre registrou 43 focos de queimadas nas últimas 48 horas.

Em todo o mês de outubro, o estado acumulou o número de 354 focos de incêndios, o que corresponde a cerca de 1,4% do total registrado em todo o país. Nos meses de agosto e setembro deste ano, o Acre registrou, respectivamente, 3051 e 2977 focos de queimadas.

Anúncio

FONTE: INPE

Durante o ano de 2019, de 1º de janeiro a 31 de outubro, o estado acreano registrou o total de 6.757 focos de queimadas – 4% do total.

Os municípios acreanos campeões de queimadas no período de janeiro a outubro são: Feijó (1.074), Sena Madureira (853), Tarauacá (721), Rio Branco (618), Brasileia (572) e Xapuri (413).

Com 852 focos de queimadas, a Reserva Extrativista Chico Mendes é a primeira colocada entre as unidades de conservação, seguida pelas Resex do Alto Juruá, com 138, e Cazumbá-Iracema, com 71 focos.

FONTE: INPE

Programa Queimadas

O Programa Queimadas surgiu oficialmente em 1998, ampliando o monitoramento da Amazônia brasileira que o INPE começou a realizar em 1988, porém com olhar atento apenas ao desflorestamento da região. Com o programa se passou a identificar também ações de queima na floresta, bem como incêndios em qualquer parte do país. Com a melhoria das tecnologias, satélites mais precisos e acesso a dados em tempo real, o programa vem sendo constantemente aprimorado.

Executado pelo Instituto através de sua instituição de apoio, a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (Funcate) e o BNDES, com recursos do Fundo Amazônia, o Projeto Monitoramento Ambiental por Satélites no Bioma Amazônia (MSA), teve início em 2014 e ocorreu para apoiar o desenvolvimento de estudos sobre usos e cobertura da terra no bioma Amazônia, bem como a ampliação e o aprimoramento do monitoramento ambiental por satélites realizado pelo INPE.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.