Menu

Além de demitir, servidores acusam antiga Contax de manobra para tentar parcelar rescisão trabalhista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Vendida à época como sinal da revolução econômica que passava o Acre, a Liq, antiga Contax, vai fechar as portas. A empresa de call center só deve funcionar até o final deste mês de outubro.


Apesar de diversos boatos sobre os mais variáveis motivos, a verdade é que a empresa vai acabar no Acre porque não teve o contrato renovado com o seu único cliente, que é a empresa de telefonia Claro. Sem um cliente de grande porte, a Liq não tem como se manter em funcionamento.

Publicidade

O resultado é que cerca de mil colaboradores da empresa vão ser demitidos. Aliás, todos já estão de aviso prévio.


Além de perderam seus empregos, os funcionários têm uma preocupação a mais, já que receberam a informação de que a empresa quer parcelar os direitos trabalhistas que cada um tem a receber em 8 parcelas.


A notícia caiu como uma bomba entre os funcionários, que não aceitam e por isso decidiram cruzar os braços até o dia 31 de outubro.


Além da paralisação, os servidores já procuraram a ajuda do Ministério Público Estadual.


Os funcionários dizem que a empresa mantém seu fechamento guardado a sete chaves, também por uma estratégia financeira, já que em caso de desmobilização de filial, que é o caso da que existe em Rio Branco, não há obrigatoriedade do pagamento de multas.


Outra reclamação é o não recebimento de direitos trabalhistas de quem já foi demitido. “Vale ressaltar que alguns dos nossos colegas que já foram demitidos, ao tentar sacar o FGTS foram surpreendidas com a atitude da empresa que não está pagando a multa de 40%. Isso é um absurdo. Depois que souberam que iríamos paralisar, eles estão tentando quebrar o aviso prévio”, diz uma servidora.


Na tarde desta quinta-feira, 24, os servidores decidiram parar e cruzar os braços em protesto contra a empresa. Os servidores deixaram seus postos de trabalho e se concentram na entrada do prédio da Liq.


A Contax, atual Lig, foi inaugurada em 2015 e prometia empregar 2,5 mil jovens.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido