Menu

Acre abre mão de 24% de ICMS para garantir mais voos no Estado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre reduziu de 27% para 3% o ICMS do querosene de aviação após ser procurado pelas companhias aéreas para negociações diretas para diminuição nessa alíquota.

A secretária de Fazenda do Acre, Semírames Dias lembrou que essa redução já existia há algum tempo com algumas condições.

Anúncio

“Antes para ter a redução tinha que existir voo para dois municípios. A nossa condição foi além de ter para dois municípios, ampliamos a possibilidade de voo diurnos e noturnos para ter direto a redução”, disse Semírames.

Quem não se enquadra nas condições não tem redução de alíquota.

Até agora, Gol, Latam e Azul fecharam acordos com doze Estados e o Distrito Federal, informa o jornal Valor Econômico.

Nesse contexto, segundo o mapa produzido pelo jornal Valor Econômico, a redução do Acre parece ser a mais generosa entre todos os Estados.

Para efeito de comparação, neste momento companhias negociam a ampliação da oferta de voos no Rio de Janeiro, que aprovou em julho a redução na alíquota de ICMS de 12% para 7%.

FOTO: CEDIDA PELA EQUIPE DO GOVERNO AO AC24HORAS

O fim da cobrança do ICMS sobre o combustível de aviação é uma demanda antiga do setor. Em um Estado onde a alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação é 25%, o imposto representa 7,5% do custo total do transporte aéreo. Em São Paulo, onde a alíquota foi reduzida de 25% para 12%, o custo das aéreas com o tributo caiu pela metade, segundo o Valor.

As empresas não divulgam quanto já economizaram com a redução na carga tributária. Mas todas garantem que o efeito em custos é direto. Juntas, Gol, Latam e Azul registraram no primeiro semestre gastos de R$ 7,19 bilhões com combustíveis, aumento de 19% sobre o desembolsado nos seis primeiros meses de 2018.

Neste ano, a Azul fechou acordos com São Paulo, Tocantins, Sergipe, Alagoas e Paraíba. Como contrapartida, anunciou a criação de 250 partidas semanais em São Paulo, 21 voos semanais na Paraíba, 5 em Alagoas, 5 em Sergipe e 1 em Tocantins.

“A Gol, por sua vez, fechou acordos com São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe e Alagoas, Amapá, Acre e Distrito Federal. Em contrapartida, anunciou a criação de 32 novos voos semanais em São Paulo, 350 voos em Alagoas na alta temporada (a partir de dezembro), 5 voos a mais em Sergipe por semana e 230 na alta temporada, 96 em Natal, 55 na Bahia, 28 no Rio Grande do Sul e 55 no Paraná”, diz o jornal especializado em economia.

Apesar das dificuldades de se viajar de avião da capital do Acre para, por exemplo, Porto Velho, a alíquota especial para o querosene de aviação está em vigor. “Já está valendo”, disse o Chefe da Casa Civil do Governo do Acre, Ribamar Trindade.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.