Menu

Estudantes acreanos estão na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Começa nesta quarta-feira, 23, a etapa semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que ocorre em São Paulo com estudantes selecionados por todo o país. No Acre, nove estudantes devem representar escolas estaduais com produções desenvolvidas em conjunto aos professores de suas respectivas escolas, tanto da capital, quanto do interior do Acre.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEE), sete escolas acreanas estão em festa com a seleção para a semifinal. A jovem Ana Cláudia Maciel, da escola estadual Senador Adalberto Sena, será uma das primeiras a embarcar, com sua a crônica “A velhinha mais formosa”, que fala sobre a gameleira.

Anúncio

Além dela, quem também teve sua produção escolhida entre trabalhos de 500 alunos do Brasil, foi a aluna Ana Cláudia, semifinalista da categoria crônica com o texto “O maior telefone público da cidade”. Ela é da escola Charles Santos, do município de Sena Madureira.

Já na categoria documentário, a produção selecionada foi “Nordestinos no Acre”, dos estudantes Eloís Eduardo do Santos, Raele Brito e Thomaz Oliveira, da Escola Jovem Humberto Soares da Costa, em Rio Branco. A produção foi inspirada na vida da avó de um dos estudantes do trio. A captação e edição das imagens foi toda feita pelo aparelho celular.

O artigo de opinião que representará o estado na OLP é “Tudo seria melhor se pudéssemos viver, a sobreviver” do estudante Gabriel Gomes, da escola José Ribamar Batista, que retrata a vida na comunidade onde o jovem mora.

As semifinalistas da categoria memórias literárias são as produções “O calor da saudade”, do aluno João Paulo de Oliveira da escola Presbiteriana de Cruzeiro do Sul, e “Nazaré, menina mulher! Mãezaré!” da estudante Tamilly da Silva da unidade de ensino Nanzio Magalhães, de Feijó. O poema que também é semifinalista é “Um dia na minha terra” da aluna Nicole Verçosa da escola Santa Clara de Xapuri.

O concurso é uma iniciativa do Itaú Social em conjunto com o Ministério da Educação. O tema é “O lugar onde vivo”. A semifinal será dividida em cinco encontros, conforme as categorias: Crônica, Memórias Literárias, Poema, Documentário e Artigo de Opinião.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.