Conecte-se agora

Roberto Duarte e Gerlen Diniz batem boca e sessão da Aleac é suspensa

Publicado

em

Um requerimento protocolado na sessão desta terça-feira, 15, pelo líder do governo, deputado Gerlen Diniz, que conta com a assinatura de mais 14 parlamentares pedindo o desarquivamento do projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) desencadeou uma verdadeira guerra entre situação e oposição. Arquivado na semana passada numa sessão presidida pelo deputado Jenilson Leite (PCdoB), o requerimento destaca que o vice-presidente da Aleac não teria legitimidade para arquivar o PL.

Junto ao requerimento, a base do governo também protocolou dois pareceres, um da Procuradoria-Geral do Estado e da Assessoria Jurídica da Assembleia. De acordo com com o documento produzido pelos advogados da Casa Legislativa, nenhum projeto de lei pode ser arquivado sem antes tramitar em todas as comissões pertinentes e também ter pareceres favoráveis.

Ao perceber a movimentação, a oposição se movimentou e apresentou em questões de ordem. O primeiro a falar foi o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que contrariado com a medida, requereu junto a Mesa Diretora cópias da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) que foram retirados de tramitação das comissões da Aleac.

[videopress 4uOk5wJA]

O pedido de Magalhães foi endossado pelo deputado Roberto Duarte que ameaçou impetrar na justiça com um Habeas Datas, para ter acesso ao conteúdo das propostas governamentais. Já o deputado Jenilson Leite destacou que o requerimento apresentado pela base do governo “é esdrúxulo e inconstitucional”.

Após os pedidos da oposição, o líder do governo também pediu questão de ordem enfatizando que os deputados de oposição apresentam questões de ordens absurdas, o que desencadeou a revolta do deputado Roberto Duarte. O emedebista bateu de frente com Diniz e o presidente da Casa, Nicolau Junior, teve que intervir. Diniz disse em sua fala que Nicolau, com base no regimento, poderia retirar Duarte da plenário, o que revoltou a oposição. Duarte afirmou: “vem você me tirar daqui”. Com os ânimos acirrados, Nicolau suspendeu a sessão.

 

Cotidiano

Troca de equipamento deixa órgãos da Prefeitura de Rio Branco sem sinal de internet até 14 de agosto

Publicado

em

O sistema de comunicação da Prefeitura de Rio Branco ficará fora do ar para troca de equipamentos da Rede Metropolitana Prefeitura Digital, que mantém o sinal de internet nos órgãos do município.

A previsão é que a troca esteja completa dia 14 de agosto, às 20 horas.

Além da sede da prefeitura,várias secretarias, como Saúde, Infraestrutura, Educação e outras estarão sem internet. Creches, unidades de saúde e escolas também estarão afetadas total ou parcialmente.

O informe foi repassado a todos os órgãos da Prefeitura de Rio Branco por Neiva Tessinari, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação.

Continuar lendo

Cotidiano

Colisão entre caminhonete e moto deixa uma pessoa ferida na Avenida Ceará

Publicado

em

Uma colisão entre uma caminhonete S10, da Secretaria Especial da Saúde Indígena-SESAI, de cor branca, placa QAK-9D67 e uma motocicleta modelo Yamaha YBR, de cor preta, placa MZU-5J93, deixou Clara Cristina Franco de Lima, de 20 anos, ferida na noite desta sexta-feira, 12, no cruzamento da rua Pernambuco com a avenida Ceará, em Rio Branco.

Segundo a polícia, o motorista da caminhonete que trafegava no sentido bairro-centro, estava parado no semáforo e quando o sinal abriu, o condutor ao tentar cruzar a Avenida Ceará, colidiu com o casal que trafegava na motocicleta Yamaha no sentido centro-bairro que avançou o sinal vermelho. Com impacto, o casal foi arremessado sobre o solo e Clara sofreu uma leve laceração exposta na perna direita. Já o motociclista sofreu apenas escoriações. O motorista permaneceu no local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Clara ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais Militares do Batalhão de Trânsito, estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos de perícia.

Continuar lendo

Cotidiano

Centro de Idiomas da Ufac oferece cursos presenciais de inglês e francês

Publicado

em

O Centro de Idiomas da Universidade Federal do Acre (Ufac) está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto, para novas turmas de cursos presenciais e gratuitos.

Serão 15 cursos de Língua Inglesa, 7 francesa e 1 de Escrita Acadêmica em Língua Portuguesa, destinados às comunidades interna e externa, com início para a segunda quinzena de agosto.

Para participar é preciso ter idade igual ou superior a 15 anos e se matricular na secretaria do Centro de Idiomas, portando cópias de RG, comprovante de endereço e carteira de vacinação constando o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) contra covid-19.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, dispondo de cadastro de reserva para casos de desistências. Para quem já é aluno, o período para rematrícula presencial será de 4 a 5 de agosto.

A sala do Centro de Idiomas está localizada no bloco Wanderley Dantas, número 6, campus-sede da Ufac. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 14h às 17h30 e das 19h às 20h.

Antes de se inscrever, é recomendado realizar o teste on-line para verificar o nível de conhecimento da língua inglesa e francesa.

Mais informações podem ser consultadas no e-mail [email protected] ou pelo site idiomasufac.com.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura deve remover 50 toneladas de entulho do loteamento Bom Sucesso

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade – SMCCI, executa nesta sexta-feira, 12, a oitava edição do megamutirão de limpeza geral no Loteamento Bom Sucesso.

A expectativa é remover aproximadamente mais de 50 toneladas de resíduos.

São feitos trabalhos de limpeza geral como: capinagem, roçagem, retirada de entulhos, raspagem, varrição, desobstrução de bueiros e caixas coletoras de esgoto.

O megamutirão conta com reforço de todas as máquinas e trabalhadores da SMCCI, no total são mais de 400 homens e mais de 100 máquinas e equipamentos, como: caçambas, retroescavadeiras, caminhões, tratores e carros de apoio.

As ações fazem parte do programa: “Cidade Limpa, Povo Desenvolvido”, que tem o objetivo de levar serviços de limpeza a todos os bairros da capital acreana, praças e espaços públicos, proporcionando melhor qualidade de vida à população.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!