Menu

Projeto de deputado quer realizar castração de animais em situação de rua

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um projeto do deputado estadual Roberto Duarte (MDB) pretende realizar castração de animais de rua gratuitamente. O serviço também poderá se estender a animais domésticos cujos proprietários sejam pessoas de baixa renda. Nesta segunda-feira, 14, o parlamentar visitou o Centro de Controle de Zoonoses de Rio Branco acompanhado do vereador Emerson Jarude (sem partido) para encontrar soluções que possam sustentar a elaboração do projeto.


“Preocupado com a questão dos animais domésticos, procurei o Hospital Universitário da UFAC, através do Professor Acácio Duarte Pacheco, Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, para elaborarmos um projeto de castração para animais em situação de rua e doméstico de pessoas de baixa renda”, escreveu Duarte.

Publicidade

O apoio do vereador visa a ajuda também no âmbito municipal. “Juntos pudemos conhecer a estrutura do local e uma possível parceria”, disse o deputado. Segundo Roberto Duarte, um dos maiores problemas da atualidade em relação aos cães e gatos de estimação é o abandono e os maus tratos.


“Este problema vem sendo agravado com o crescente aumento populacional, tanto dos animais de rua quanto daqueles que possuem um lar, cujos donos não praticam a guarda responsável e acabam submetendo seus pets a cruzamentos, gerando mais e mais animais”, lamenta.


Segundo o parlamentar, uma das soluções viáveis que podem amenizar a problemática é a castração de cães e gatos. “Evitando que estes animais continuassem a se reproduzir e consequentemente gerar mais abandono”, explica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido