Uma menina de sete meses da etnia Arara está internada no Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul com meningite bacteriana. A aldeia fica próxima a Porto Walter.
Depois de ficar no isolamento por dois dias por causa do perigo de contaminação, a criança foi transferida nesta segunda-feira, 7, para uma enfermeira e deverá seguir o tratamento na unidade hospitalar.
O médico Rondiney Brito, responsável pela pediatria do Hospital do Juruá, explica que não há necessidade de transferência da menina para a capital.
Em Cruzeiro do Sul este ano houve uma morte por meningite. Segundo o médico Rondiney Brito, em 2019 já foram registrados mais de 15 casos de meningite em pacientes de cidades do Juruá, que buscaram o Hospital de Cruzeiro do Sul.
A maioria, segundo ele, crianças, indígenas, de localidades de difícil acesso e com a vacinação atrasada ou mesmo, sem nunca ter sido feita.
A menina indígena que está internada, de acordo com o médico só tomou a vacina BCG logo que nasceu, mas não tomou o reforço contra a meningite, a anti meningocócica, aos 3 meses e aos 5 meses.
“A falta de vacinação está criando situações assim, como o aumento de casos de meningite, que é uma doença grave, que mata e que pode ser evitada com a vacinação. Os pais precisam entender a importância da vacina já que são eles os responsáveis pelos filhos”, conclama o médico.
Chegou no fim da noite desta sexta-feira (22), no aeroporto Plácido de Castro, em Rio…
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…