Categories: Destaque 4 Notícias

Grafite de acreano é pichado no Mato Grosso e caso ganha grande repercussão

Por
Edmilson Ferreira

Ganha grande repercussão a notícia de que um grafite com a imagem da ativista sueca Greta Thunberg tinha sido pichado em Sinop, no Mato Grosso, e deveria ser apagado pela prefeitura local. O grafite é de autoria do artista acreano Matias Souza, e foi feito durante o Matograff, o Encontro Internacional de Grafite do Mato Grosso, como meio de ajudar a revitalizar o viaduto São Cristóvão.


Diz a Folha de São Paulo que o artista contou ter levado menos de 24 horas, entre a última sexta-feira (27) e o sábado (28), para concluir a ilustração. A obra apareceu pichada apenas três dias depois.


Depois disso, o caso ganhou grande repercussão no Brasil.


Em entrevista ao portal RDNews, o gestor de Cultura e Eventos da Prefeitura de Sinop, Daniel Coutinho, justificou que projeto proposto pelos grafiteiros à Prefeitura de Sinop era para a revitalização do viaduto com desenhos da fauna e flora. Por isso, não havia autorização para a gravação de rostos.


No entanto, representantes do agronegócio protestaram contra a obra. Antes da pichação, um produtor rural gravou um vídeo indignado com a arte.


Greta é a menina de 16 anos que discursou recentemente na ONU e mobiliza jovens do mundo inteiro pelo meio ambiente. Na tarde desta quarta-feira (2) o Olhar Direto traz a informação de que o promotor da 7ª Promotoria de Justiça Cívil, Alexandre de Matos Guedes, imprimiu a imagem e colocou em frente ao seu gabinete. “O bom da arte e isso. Você tenta apagar mas ela se reproduz”, afirmou, em seu Facebook. Além dele, um grupo de artistas de Mato Grosso publicou uma carta de repúdio ao ato.



Share
Por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

  • Nacional

Haddad afirma estar confiante de que pacote fiscal não será “desidratado”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (18) que o governo está fazendo…

18/12/2024
  • Política

Duarte faz balanço e destaca conquistas para o Acre e o Brasil em 2024

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC), em pronunciamento na Câmara dos Deputados, apresentou um balanço…

18/12/2024
  • Acre

Deputada Socorro Neri destina quase R$ 10 milhões o Acre em emendas

A deputada federal Socorro Neri (PP) celebra a liberação de R$ 6.928.791,78 em emendas parlamentares…

18/12/2024
  • Pará
  • Região Norte

PMs usam balas de borracha e spray de pimenta contra professores em protesto

Professores e servidores estaduais de Belém foram recebidos com balas de borracha e spray de…

18/12/2024
  • Amapá
  • Região Norte

Ex-funcionário hackeou site da Defensoria do Amapá e apagou informações

Segundo a Polícia Civil do Amapá, os ataques aconteceram entre 2023 e 2024,após a exoneração…

18/12/2024
  • Região Norte
  • Rondônia

Presidente da Câmara de Boa Vista e subcomandante da PM são presos

O vereador e presidente da Câmara de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos), e o subcomandante…

18/12/2024