Em dias de jogo do Flamengo, o Bar do Severino é o lugar mais bem frequentado e animado de Xapuri. Nessa boa fase do rubro-negro carioca o movimento dobrou ou até triplicou. Motivo de alegria para o proprietário do simpático estabelecimento que aumentou proporcionalmente o seu faturamento na venda de cervejas? Nem tanto assim. Ele é vascaíno.
Severino Rocha do Nascimento, 60 anos, é uma das pessoas mais conhecidas da cidade. Seu bar, chamado por alguns de Severino’s Pub, localizado no centro da cidade, é frequentado por pessoas de todas as classes sociais e times de futebol. Mas é a torcida do Flamengo, por maioria esmagadora, que promove todos os fins de semana o momento mais descontraído e, ao mesmo tempo, tumultuado do ambiente.
O lugar é palco de grandes debates futebolísticos, zoações e discussões acaloradas – menos brigas. Para quem não é apreciador da muvuca que se forma durante os jogos há a opção de se curtir – de uma providencial área nos fundos – a paisagem do encontro das águas dos rios Acre e Xapuri saboreando a especialidade do lugar: uma cerveja estupidamente gelada.
Não há cozinha no bar, mas se o cliente desejar um bom tira-gosto, basta pedir uma lata de salsichas ou um copo de azeitonas com alguns palitos que está resolvido o problema. Além de bar o lugar é uma espécie de “tem de tudo”. Lá, é possível encontrar desde sandálias, linhas de pesca e cadeados até lanternas, isqueiros e cordas de violão.
Quando está em Xapuri, o professor da Universidade Federal do Acre, Sérgio Roberto Gomes de Souza, que também é vascaíno, não deixa de fazer uma visita ao folclórico e simpático ambiente. É dele a melhor descrição sobre o modesto, mas altamente atrativo boteco.
“O Bar do Severino é o que se pode chamar de um ambiente lúdico e heterogêneo. Em meio à diversidade de pessoas que frequentam o aprazível local, se misturam produtos dos mais diversos. Assim, entre um gole e outro de uma cerveja gelada, pode-se comprar pilhas, desodorante, aparelho de barbear, tudo em meio a uma boa prosa e assistindo um bom futebol. O Bar do Severino é a cara de Xapuri, calmo e malemolente na primeira impressão, mas vibrante e feliz para quem o conhece”.
Tão folclórico quanto o estabelecimento é o seu proprietário. Apaixonado pelo Vasco da Gama, Severino protagoniza cenas hilárias durante os jogos, ora zoando, ora sendo zoado pelos torcedores contrários. Ele explica como é a experiência de ter a sua fonte de renda fomentada pelos torcedores do maior rival de seu time de coração.
“É um dilema. Vamos aproveitando o movimento que eles promovem, mas no fim sempre torcemos para que percam. O problema é que quando perdem eles desaparecem. Só fazem esse barulho todo porque o time está bem”, diz com um sorriso maroto de quem não esconde o quanto gosta dessa relação simbiótica que mantém com os rubro-negros.
Para quem gosta de futebol e de apreciar uma boa cerveja, independentemente do time para o qual torça, o Bar do Severino é uma excelente sugestão. Um lugar bastante rústico e simples nas acomodações, mas requintado na alegria e na descontração que em poucos lugares ainda se podem encontrar. Vindo a Xapuri, não esqueça: visite o recinto e carpe diem.
O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…
A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…
Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…
Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…
Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…