Em dias de jogo do Flamengo, o Bar do Severino é o lugar mais bem frequentado e animado de Xapuri. Nessa boa fase do rubro-negro carioca o movimento dobrou ou até triplicou. Motivo de alegria para o proprietário do simpático estabelecimento que aumentou proporcionalmente o seu faturamento na venda de cervejas? Nem tanto assim. Ele é vascaíno.
Severino Rocha do Nascimento, 60 anos, é uma das pessoas mais conhecidas da cidade. Seu bar, chamado por alguns de Severino’s Pub, localizado no centro da cidade, é frequentado por pessoas de todas as classes sociais e times de futebol. Mas é a torcida do Flamengo, por maioria esmagadora, que promove todos os fins de semana o momento mais descontraído e, ao mesmo tempo, tumultuado do ambiente.
O lugar é palco de grandes debates futebolísticos, zoações e discussões acaloradas – menos brigas. Para quem não é apreciador da muvuca que se forma durante os jogos há a opção de se curtir – de uma providencial área nos fundos – a paisagem do encontro das águas dos rios Acre e Xapuri saboreando a especialidade do lugar: uma cerveja estupidamente gelada.
Não há cozinha no bar, mas se o cliente desejar um bom tira-gosto, basta pedir uma lata de salsichas ou um copo de azeitonas com alguns palitos que está resolvido o problema. Além de bar o lugar é uma espécie de “tem de tudo”. Lá, é possível encontrar desde sandálias, linhas de pesca e cadeados até lanternas, isqueiros e cordas de violão.
Quando está em Xapuri, o professor da Universidade Federal do Acre, Sérgio Roberto Gomes de Souza, que também é vascaíno, não deixa de fazer uma visita ao folclórico e simpático ambiente. É dele a melhor descrição sobre o modesto, mas altamente atrativo boteco.
“O Bar do Severino é o que se pode chamar de um ambiente lúdico e heterogêneo. Em meio à diversidade de pessoas que frequentam o aprazível local, se misturam produtos dos mais diversos. Assim, entre um gole e outro de uma cerveja gelada, pode-se comprar pilhas, desodorante, aparelho de barbear, tudo em meio a uma boa prosa e assistindo um bom futebol. O Bar do Severino é a cara de Xapuri, calmo e malemolente na primeira impressão, mas vibrante e feliz para quem o conhece”.
Tão folclórico quanto o estabelecimento é o seu proprietário. Apaixonado pelo Vasco da Gama, Severino protagoniza cenas hilárias durante os jogos, ora zoando, ora sendo zoado pelos torcedores contrários. Ele explica como é a experiência de ter a sua fonte de renda fomentada pelos torcedores do maior rival de seu time de coração.
“É um dilema. Vamos aproveitando o movimento que eles promovem, mas no fim sempre torcemos para que percam. O problema é que quando perdem eles desaparecem. Só fazem esse barulho todo porque o time está bem”, diz com um sorriso maroto de quem não esconde o quanto gosta dessa relação simbiótica que mantém com os rubro-negros.
Para quem gosta de futebol e de apreciar uma boa cerveja, independentemente do time para o qual torça, o Bar do Severino é uma excelente sugestão. Um lugar bastante rústico e simples nas acomodações, mas requintado na alegria e na descontração que em poucos lugares ainda se podem encontrar. Vindo a Xapuri, não esqueça: visite o recinto e carpe diem.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…