Menu

Gladson confirma que recebeu convite para sair do Progressistas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos próximos dias a política do Acre pode ser sacudida com um possível anúncio da mudança de partido do governador Gladson Cameli. O chefe do Palácio Rio Branco confirmou na manhã desta quinta-feira, 19, ao ac24horas, que recebeu o convite para desembarcar no ninho tucano, mas não deu maiores detalhes a respeito do assunto.

Apesar de não ter batido oficialmente o martelo, a expectativa no PSDB também é grande de que o governador venha se filiar no partido.

Anúncio

É notório que há um desconforto atualmente de Gladson dentro do Progressistas, partido pelo qual foi eleito governador. O deputado estadual José Bestene, por exemplo, que até pouco tempo atrás era o presidente estadual do Progressista, hoje é um dos maiores críticos à gestão da atual secretária de saúde, Mônica Feres. Mesmo negando, Bestene sempre foi apontado como quem mandava na pasta, uma das mais importantes do governo, durante a gestão de seu sobrinho, Alysson Bestene, que foi gestor da Sesacre de janeiro até o início de junho deste ano.

Já no ninho tucano, Gladson pode ter a seu favor maior facilidade na articulação política, que tem sido o calcanhar de aquiles de seu governo. Tanto que na terça-feira, 17, os deputados estaduais impuseram a seu governo uma derrota histórica derrubando todos os vetos de projetos aprovados pela casa.

Major Rocha, seu vice e quem de verdade manda no PSDB no Acre, tem procurado manter uma afinação maior com o legislativo e pode ser fundamental na reconstrução dessa relação, hoje abalada, com o parlamento estadual. As rusgas entre Gladson e a tucana Mara Rocha, deputada federal mais votada nas últimas eleições, de alguns meses atrás parecem ter sido superadas e deixadas no passado.

O ac24horas apurou que o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, já teria feito um convite formal a Gladson. Tanto a executiva nacional quanto os membros do PSDB no Acre estão de comum acordo para a possível chegada de Cameli no ninho.

A possível ida do governador ao ninho tucano, iria resolver outra dor de cabeça política para Gladson que é a escolha de um nome forte para disputar as eleições à prefeitura de Rio Branco no ano que vem.

O ex-reitor da UFAC e candidato ao Senado Federal nas últimas eleições, Minoru Kimpara, chega ao PSDB no próximo sábado com status de pré-candidato à prefeitura da capital acreana. O ato de filiação marcado para o Hotel Terra Verde promete ser uma grande festa.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.