Menu

Diocese de Rio Branco oferece oficinas voltadas ao contexto da Amazônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Diocese de Rio Branco realizará nos dias 20 e 21 de setembro, no auditório da Faculdade Diocesana São José, situada no bairro Vila Ivonete, o seminário ‘Direitos Humanos e Políticas Públicas neste chão da Amazônia’. A ação tem haver com o Sínodo [reunião convocada por autoridade eclesiástica] para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco. A atividade da Igreja Católica busca compromisso com a realidade de devastação da Floresta Amazônica.

Nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 8 horas, estão previstas oficinas sobre grilagem de terras; manejo florestal e presença de madeireiras; Projeto REDD e mercantilização da natureza; criminalização de lideranças rurais, agentes de pastoral e movimentos sociais; contando com a presença de indígenas e agricultores rurais.

Anúncio

Já no sábado, haverá temáticas que passam por violência urbana; migração e sua relação com o trabalho forçado; defesa da constituição, contra roubo e devastação dos territórios indígenas. Representantes da Universidade Federal do Acre, Ministério Público, Defensoria Pública e Direitos Humanos estarão nos debates.

Para Dom Joaquin Pertiñez, bispo diocesano, a igreja quer dar sua contribuição para com os clamores do povo. “Precisamos cuidar dos povos tradicionais que vivem na Amazônia, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, com todo respeito e zelo pela casa comum, nosso meio ambiente. Todos estamos preocupados, mas animados em buscar soluções para os grandes desafios que envolvem a nossa região”.

O Sínodo da Amazônia ocorre no próximo mês de outubro, em Roma, e irá discutir novos caminhos para a igreja na Amazônia e para uma Ecologia Integral, envolvendo os nove países Pan Amazônicos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.