Categories: Luiz Calixto Notícias Política

Intolerância, o jeito mais estúpido de ser

Published by
Luiz Calixto

Quantas vezes você já se expressou dizendo que não “tolerava” determinadas situações ou circunstâncias? Com certeza, várias.


De certa forma, todos nós carregamos um estoque considerável de intolerância. E isso é absolutamente normal, afinal, ninguém é obrigado a gostar ou aceitar nada à contragosto.


A questão é como domamos nossas reações e atitudes em relação a isso. O grave, todavia, é quando a intolerância se transforma em dogma e se institucionaliza em políticas de governos e são utilizadas como instrumentos de militância política.


Em certas igrejas e religiões, no lugar de propagar o amor, a fé e a misericórdia, algumas espalham a intolerância. Quem ainda não escutou, ao menos, um par de vezes os “intermediários” de Deus e mercadores de bençãos lançarem suas ameaças em forma de castigos aos seus fiéis, pregando e defendendo atos intoleráveis sob argumento “isso não é de Deus”?


Na política é a mesma coisa. O petismo e o bolsonarismo são as duas faces da mesma moeda neste quesito. Se, de um lado, os companheiros conviviam bem com a diversidade, seja de que espécie esta fosse, de outro eram absolutamente inclementes com a pluralidade de pensamento. Se não fosse do jeito deles nada não prestava.


Com inflexibilidade eles conseguiram estabelecer um apartheid entre o bem e o mal e hoje estão pagando muito caro por isso: parcela significativa do povo brasileiro não suporta o PT, ao ponto de qualquer divergência ser imediatamente polarizada como desgraça que eles provocaram. Tão repugnante é a reação ao ponto de até políticas de bom alcance social serem demonizadas apenas por ser de autoria petista.


Bolsonaro não é nem um pouco diferente. Seus seguidores o transformaram em “mito” exatamente por suas posições e declarações estapafúrdias em relação a determinados assuntos, principalmente no tocante a valores de família e sexuais. Intolerante, com maestria, Bolsonaro sabe também capitalizar e manipular a intolerância de seus admiradores.
Segundo o sábio provérbio lusitano os extremos se encontram.


Mas a intolerância deve ser barrada pelo livre arbítrio e pela lei. Qualquer cidadão tem a faculdade de não concordar com o homossexualismo ou com o casamento de pessoas do mesmo sexo, mas o seu medidor de intolerância deve responder o que isso, de fato, o afeta ou quem lhe dá o direito de censurar e impedir essa decisão.


Nos tempos áureos do petismo no Acre, milhares foram vítimas da intolerância, que não admitia a existência de pensamentos divergente.


A intolerância é a mais nojenta de toda estupidez humana de querer o mundo moldado de acordo com a vontade de quem se acha dono dele.




 


Luiz Calixto escreve todas às quartas-feiras no ac24horas.


Share
Published by
Luiz Calixto

Recent Posts

Nadson O Ferinha está a caminho de Cruzeiro do Sul para comandar a festa do trabalhador

O cantor Nadson O Ferinha já está a caminho do Acre. Ele embarcou em um…

29/04/2024

Publicado gabarito final do concurso da prefeitura de Rio Branco

O Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG), que aplicou a prova para Concurso…

29/04/2024

Questão sobre clima tem resposta corrigida no gabarito de concurso

Após o pesquisador do tempo Davi Friale publicar em redes sociais nesta segunda-feira (29) que…

29/04/2024

Especialista explica o que acontece quando o “canal” dói e aponta cuidados: “pode levar à morte”

O médico Fabrício Lemos recebeu no Médico 24 Horas desta segunda-feira, 29, a dentista especialista…

29/04/2024

Empresárias acreanas participam de feira têxtil em Goiás

Uma comitiva de quinze empresárias acreanas do setor de confecções participou, entre os dias 23…

29/04/2024

Liziane diz que Andreia tem ‘bafo’ e baixaria toma conta de ‘A Grande Conquista’

A influenciadora Liziane Gutierrez parece ter entrado em “A Grande Conquista” disposta a causar. Nesta…

29/04/2024