Menu

Acre registra mais de mil focos de incêndio em setembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Agosto é considerado um dos meses mais críticos do ano com relação ao período de estiagem e queimadas ilegais. Mas setembro também vem registrando altos índices de focos de incêndio no Acre. Segundo o Corpo de Bombeiros, somente nos primeiros 15 dias deste mês o Estado registou cerca de 1.100 focos de queimadas. Só em Rio Branco, foram contabilizadas mais de 250 ocorrências do tipo.


Um incêndio ocasionado neste final de semana, numa área de vegetação situada no perímetro urbano da capital acreana, por exemplo, consumiu mais de 2 hectares de terra.

Publicidade

“O fogo começou por volta das 15h e o Corpo de Bombeiros permaneceu no local até a meia noite”, informou Major Cláudio Falcão.


De acordo com o órgão, o número de queimadas registradas nesse início de mês é menor que o contabilizado no mesmo período do ano passado, mas que o tamanho de áreas atingidas pelo fogo pode ser superior este ano.


Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros já foi acionado para averiguar cerca de 6 mil incêndios em todo o estado. A principal causa dos focos de incêndios, segundo o Major, é ocasionada pela ação humana. “É um momento propício para queima, a vegetação está seca e há ventos que contribuem. Geralmente, as pessoas usam o fogo para limpeza de quintais ou se livrar de entulhos, e acabam provocando um grande focos de incêndios”.


O Corpo de Bombeiro encaminha para o os órgãos fiscalizadores todas as denúncias que recebem de queimadas criminosas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido