Categories: Cotidiano Notícias

Funcionários contratados para trabalhar no CAR esperam há 7 meses por salários

Published by
Leônidas Badaró

A terceirização de serviços no Acre virou moda nos últimos anos no Acre. Com o arrocho da Lei de Responsabilidade Fiscal e como o governo não tem pessoal suficiente para executar todos os serviços necessários, apela-se para a terceirização.


O problema é que se perguntar para qualquer servidor terceirizado desse estado, a reclamação vai ser a mesma: salários atrasados.


Pior ainda é ser demitido e não receber seus salários e direitos trabalhistas. É o caso, por exemplo, de cerca de 20 profissionais que foram contratados para trabalhar no Cadastro Ambiental Rural (CAR).


Demitidos em fevereiro, até hoje não receberam os salários dos meses de novembro e dezembro do ano passado, décimo terceiro, salário de janeiro de 2019 e os devidos direitos trabalhistas.


Uma das servidoras, que pediu para não ser identificada, afirma que ninguém dá uma explicação sequer. “Não dão nem a mínima satisfação o porque de tudo isso. Simplesmente trabalhamos de graça de novembro até fevereiro. E os direitos ficam aonde? Além de ficarmos desempregados, não recebemos o que é por direito nosso”, desabafa.


A servidora afirma que nas poucas vezes que o responsável pela empresa atende quem o procura, a informação é de que a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), responsável pelo CAR, não fez os repasses devidos.


Segundo a denunciante, a situação dos servidores é tão complicada que até quem fez acordo judicial com a empresa na justiça, não está recebendo os valores acordados.


A reportagem do ac24horas constatou a dificuldade com a falta de informações por parte da empresa. Ao entrar em contato com a pessoa que foi apontada pelos servidores como responsável pela empresa EDICOL, dona da licitação, Francimar Oliveira, as ligações não foram atendidas e nem obtivemos retorno da mensagem encaminhada.


Procurada, a SEMA respondeu por meio de nota, onde confirma que o contrato com a empresa não foi pago por causa da suspensão de repasses de recursos do BNDES/Fundo Amazônia.


Confira a nota da SEMA


Os referidos trabalhadores não possuem vínculo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre. Estes foram contratados através de uma Empresa prestadora de serviço, vencedora de Licitação, cujo objeto foi “ a contratação de serviços de terceiros (pessoa jurídica), para prestar apoio técnico de análise do Cadastro Ambiental Rural – CAR e Adesão ao Programa de Regularização Ambiental – PRA de propriedades e posses rurais familiares do Estado do Acre (…)”.


O referido contrato era financiado com recursos advindos do BNDES/Fundo Amazônia, o qual teve a interrupção dos repasses para o Estado do Acre na gestão de Governo passada. A despesa esteve regularmente processada durante a vigência do pacto, contando com Empenho e Orçamento regulares, todavia, conforme é de conhecimento comum do Estado, ainda na gestão Governamental passada, os repasses do referido Banco Estatal foram suspensos, inviabilizando o pagamento do Contrato em questão e tantos outros que dependem da referida rubrica orçamentária.


Todavia, é de suma importância ressaltarmos que o Contrato em debate possui CLÁUSULAS que obrigam a CONTRATADA a manter-se em dia com as suas obrigações trabalhistas, conforme preceitua o Art. 78, XV, da Lei n° 8.666/1993.


Por fim, importante destacar também, que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre, não pode se responsabilizar pela ingerência da Empresa para com seus funcionários, haja vista ter participado de um Certame licitatório que a obrigava manter-se em dia com suas obrigações trabalhistas por 90 (noventa) dias, ou seja, até fevereiro de 2019.


Secretaria Estadual de Meio Ambiente


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024

Inscrições para a Corrida Tiradentes encerram na próxima quinta

Como parte da programação em comemoração aos seus 108 anos de história, a Polícia Militar…

05/05/2024

Madonna posta foto ao lado de Pabllo Vittar e Anitta para agradecer por show histórico em Copacabana

Madonna postou neste domingo (5) uma foto ao lado de Pabllo Vittar e de Anitta,…

05/05/2024